PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: MARIA CECILIA BANDEIRA ARNAUD MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CECILIA BANDEIRA ARNAUD MOURA
DATA : 26/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

 

 

Desenvolvimento de Habilidades em Graduandos de Enfermagem para Educação em Saúde com Mães Adolescentes


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras – chave: Mães Adolescentes; Prática Reflexiva; Educação em Saúde;


PÁGINAS: 71
RESUMO:

Introdução: Características como nível de instrução e conhecimentos adquiridos em intervenções educativas são fundamentais para escolhas maternas positivas para cuidados à sua saúde e de seu recém-nascido. Nesse contexto, destaca-se o desenvolvimento de habilidades em graduandos de Enfermagem para Educação em Saúde voltada às mães adolescentes, valorizando o aprendizado, o cuidado de si e do filho. A intervenção educativa, conduzida de forma lúdica por Graduandos de Enfermagem, destaca-se como estratégia eficaz para promover mudanças e empoderar essa população. Objetivo: Desenvolver habilidades no graduando de Enfermagem para Educação em Saúde com mães adolescentes. Método: Por se tratar de uma pesquisa – ação de abordagem qualitativa, ela se inicia a partir da construção do produto e da metodologia de uso desse produto que foi uma cartilha digital e impressa como ferramenta para a intervenção educativa interativa e colaborativa, realizada com Graduandos de Enfermagem e Mães Adolescentes pelo uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e feedback sobre o conteúdo, formato e aplicabilidade do Material e Intervenção Educativa. Resultados: Se destacaram o empoderamento das mães adolescentes, promoção de autonomia e confiança no cuidado dos filhos, como também reforçaram para as graduandas a importância de ações educativas planejadas e sensíveis às necessidades dessa população, se apresentando como um recurso importante tanto para a formação em Enfermagem quanto para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho. Conclusão: A pesquisa evidenciou que o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, favoreceu a prática reflexiva e o aprimoramento profissional nos graduandos de Enfermagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e implementação de estratégias educativas eficazes e lúdicas para o empoderamento de mães adolescentes. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Externo(a) ao Programa - 1627935 - AUXILIADORA DAMIANNE PEREIRA VIEIRA DA COSTA E SILVA - nullInterno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Externo(a) à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO CARNEIRO PESSOA DE SANTANA - UNCISAL
Presidente - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 12/03/2025 11:05
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 01/07/2025 22:14