ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DO
ENSINO EM FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL
Fonoaudiologia, Pesquisa em educação, Tecnologia educacional,
Ensino e Educação em saúde
Este estudo teve como objetivo mapear a produção científica no campo do ensino em
Fonoaudiologia por meio de uma abordagem cienciométrica, com o intuito de construir
um panorama das principais características e tendências na área. A pesquisa, de natureza
quantitativa, baseou-se em métodos cienciométricos que permitem o tratamento de
dados por meio de estatísticas descritivas, oferecendo uma análise abrangente da
produção científica. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico, Scielo,
Portal de Periódicos CAPES, Web of Science, Scopus e BVS, utilizando os termos
específicos “Ensino e Fonoaudiologia” e “Language and Hearing Sciences AND
Teaching”, abrangendo o período de 2015 a 2025. Após a aplicação dos critérios de
inclusão, considerando-se apenas os estudos realizados no Brasil e com texto completo
disponível, foram selecionados 57 artigos. Esses estudos foram organizados em uma
planilha do Microsoft Excel™, contendo informações como títulos, autores,
instituições, palavras-chave e resumos, permitindo uma análise detalhada do cenário
científico relacionado ao ensino em Fonoaudiologia. Como produto da pesquisa,
propôs-se a criação de um canal digital intitulado “Fono em Conexão”, destinado à
produção de conteúdo audiovisual mensal. Este canal consiste em uma série de
exposições de temas relacionados ao ensino e entrevistas com profissionais docentes da
área de Fonoaudiologia e áreas afins. Idealizado como uma ferramenta acessível e
dinâmica, o canal integra educação e tecnologia, com o objetivo principal de promover
a divulgação científica e a educação continuada. Os temas a serem abordados
relacionam-se à pesquisa, ensino e prática profissional na Fonoaudiologia, contribuindo
para o fortalecimento do diálogo entre a academia e a prática clínica. Este estudo
permitiu mapear a produção acadêmica sobre o ensino em Fonoaudiologia no Brasil,
destacando tendências, instituições e a relevância da pesquisa para a qualificação da
formação profissional. A abordagem cienciométrica proporcionou uma visão abrangente
do campo, oferecendo subsídios para futuras investigações e aprimoramento das
práticas educacionais. Além disso, a criação do canal digital “Fono em Conexão” surge
como uma estratégia inovadora para ampliar a divulgação científica e fortalecer o
diálogo entre academia e prática profissional, reforçando a importância da pesquisa na
evolução do ensino em Fonoaudiologia.