OS DESAFIOS DOS ENFERMEIROS PRECEPTORES NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO
Enfermeiros; Educação Continuada; Profissionais de Enfermagem Pediátrica; Estudantes de Enfermagem; Preceptoria; Pediatria.
O enfermeiro que desempenha o papel de preceptor, além de sua atuação na área de saúde, pode estabelecer uma parceria valiosa com os estudantes durante o estágio supervisionado. Essa colaboração serve como uma ponte entre a universidade e o ambiente de saúde, permitindo que o estudante desenvolva os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à formação profissional. A interação entre o ensino, os serviços de saúde e a comunidade, aliada à abordagem interdisciplinar, revela um caráter dinâmico e de significativo impacto social e educacional. O objetivo desse estudo é conhecer os desafios enfrentados pelos enfermeiros preceptores no desenvolvimento da Educação Permanente em Saúde de profissionais de enfermagem em uma clínica pediátrica de um hospital público de ensino. Além de caracterizar as ações de Educação Permanente desenvolvidas pelos enfermeiros preceptores, identificar os desafios por eles enfrentados e desenvolver um produto técnico a partir dos resultados obtidos no estudo que contribua para a superação dos desafios identificados. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo, desenvolvido em uma clínica pediátrica de um hospital público de ensino. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada aplicadas aos enfermeiros preceptores envolvidos no desenvolvimento da educação permanente em saúde da clínica pediátrica. A partir das informações obtidas nas entrevistas, foi estruturado um e-book com o propósito de contribuir para melhoria das práticas de Educação Permanente para os preceptores em enfermagem, no âmbito da pediatria, além de ajudar no esclarecimento de dúvidas e promoção de melhorias nas práticas educacionais e laborais. Espera-se conhecer neste estudo os desafios enfrentados pelos enfermeiros preceptores no desenvolvimento da educação permanente em saúde para contribuir com o aprimoramento da melhoria da qualidade da educação permanente e o enriquecimento da formação dos estudantes.