ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DO ENSINO EM FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL
Fonoaudiologia. Educação em saúde. Pesquisa em saúde. Ensino.
Introdução: O ensino na saúde tem evoluído nas últimas décadas, impulsionado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelas mudanças sociais, tecnológicas e políticas, com a finalidade de formar profissionais críticos, éticos e comprometidos com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: Mapear a produção científica sobre ensino em Fonoaudiologia no Brasil, por meio de uma análise cienciométrica, a fim de identificar suas principais características e tendências. Métodos: Estudo quantitativo baseado em métodos cienciométricos, que permitiram o tratamento de dados por meio de estatísticas descritivas, oferecendo uma análise abrangente da produção científica na área. Foram consultadas as bases de dados Google Acadêmico, SciELO, Portal de Periódicos CAPES, Web of Science, Scopus e BVS, no período de 2015 a 2025. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 55 artigos para análise. Principais resultados: Observou-se crescimento da produção científica com picos em 2018 e 2021 (média anual: 4,1 publicações) e concentração geográfica nas regiões Sudeste e Nordeste, com destaque para São Paulo (SP) como principal polo de produção e para o expressivo volume de publicações no Nordeste. O periódico Distúrbios da Comunicação foi o principal veículo de publicação; áreas temáticas predominantes: tecnologias educacionais, metodologias ativas, integração ensino-serviço, currículo e formação profissional, além de interdisciplinaridade e humanização. Produto: Como produto educacional da pesquisa, propôs-se a criação de um canal digital intitulado “Fono em Conexão”, como produto educacional da pesquisa, voltado para a produção de conteúdo audiovisual sobre ensino e práticas em Fonoaudiologia. O canal visa promover a divulgação científica e a educação continuada, com entrevistas e exposições de temas relevantes para a área, estreitando o diálogo entre a academia e a prática clínica. Conclusão: O ensino em Fonoaudiologia é um campo em expansão, com tendências de inovação pedagógica, mas que ainda demanda maior investimento em pesquisa e atenção a temas sociais e à integração entre teoria e prática. A abordagem cienciométrica proporcionou uma visão abrangente do campo, oferecendo subsídios para futuras investigações e aprimoramento das práticas educacionais. A criação do canal digital “Fono em Conexão” surge como uma estratégia inovadora para ampliar a divulgação científica e fortalecer o diálogo entre academia e prática profissional, reforçando a importância da pesquisa na evolução do ensino em Fonoaudiologia.