PRODUTOS EDUCACIONAIS DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM
ENSINO NA SAÚDE: PESQUISA DOCUMENTAL
Análise Documental, Tecnologia Educacional, Materiais de Ensino.
Introdução: A proposta dos mestrados profissionais é a elaboração de
produtos educacionais com aplicabilidade no sistema de educação e
relação com a pesquisa aplicada. Ao longo dos anos, a CAPES vem
aperfeiçoando a forma de avaliação desses produtos, classificando-os
em tipos e subtipos, e seguindo alguns critérios, como: aderência,
impacto, acesso, aplicabilidade, inovação e complexidade. Objetivo:
Analisar os produtos educacionais desenvolvidos em um mestrado
profissional em ensino na saúde segundo os critérios da CAPES.
Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo análise
documental. Foram incluídos produtos educacionais, derivados dos
trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, produzidos no período de
2020 a 2023, disponíveis no repositório da Instituição, e excluídos
aqueles que não tinham vínculo com o projeto e a linha de pesquisa. Os
dados coletados via formulário foram convertidos em gráficos para
análise dos percentis de estudos dentro dos critérios de avaliação e
prevalência de determinados tipos de produtos. Resultados: Foram
avaliados 100 produtos educacionais, 6 foram excluídos, restando 94,
destes 92,6% foram classificados como tecnológicos e 7,4% como
técnicos. Todos cumprem aos critérios da CAPES e são replicáveis,
68,1% possui alta aplicabilidade e abrangência realizada, 31,9%
abrangência potencial. 75,5% tem médio teor inovativo, 18,1% baixo teor
inovativo e 3,2% alto teor inovativo. Quanto à complexidade, foi média
em 68,1% dos produtos, baixa em 17% e alta em 14,9%. Conclusão: Os
produtos elaborados pelos mestrandos, do MPES, estão alinhados com a
proposta da CAPES, sendo abrangentes, inovadores e complexos, além
de replicáveis.