PERFIL DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO NA SAÚDE (2020-2024)
Produção científica; Qualis CAPES; Mestrado Profissional; Ensino na Saúde; Avaliação da CAPES.
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) tem como objetivo mapear o perfil da produção científica do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no quadriênio 2020–2024. A pesquisa adota uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva e transversal, e considera os critérios da avaliação quadrienal da CAPES, com foco na classificação Qualis dos periódicos científicos. Foram analisadas as publicações dos 20 docentes do programa, além de buscas complementares referentes aos egressos no período. Os dados foram extraídos dos currículos Lattes, sistematizados em planilhas eletrônicas e analisados por meio de estatística descritiva. Os resultados indicaram a publicação de 205 artigos distribuídos em 86 periódicos, com predominância nos estratos B do Qualis CAPES, evidenciando uma produção científica moderada. Observou-se queda significativa nas publicações entre 2022 e 2023, em razão dos impactos da pandemia de Covid-19 e da aposentadoria de parte do corpo docente. Além disso, constatou-se uma baixa frequência de publicações de discentes — apenas 18,86% dos concluintes tiveram artigos publicados, todos em coautoria com seus orientadores. Decorrente do estudo, foi elaborado um produto educacional intitulado Guia Prático de Publicação Científica em Periódicos Qualis CAPES, com o intuito de auxiliar nas escolhas de periódicos para publicação, esclarecer critérios de avaliação e orientar estratégias de submissão. Conclui-se que há necessidade de fortalecer a cultura editorial, promover maior articulação entre docentes e discentes, e estimular publicações em periódicos de maior impacto, contribuindo para o avanço da qualidade científica e institucional do MPES.