INCORPORAÇÃO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NO ESTÁGIO DE ODONTOLOGIA EM APS: UMA ANÁLISE SOBRE OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO
Estudantes de Odontologia; Estágios em Odontologia; SUS; Atenção Primária à Saúde; Competências em Saúde; Preceptoria; Formação Profissional em Saúde.
A formação em Odontologia, orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), exige a integração entre teoria e prática em cenários reais de atenção, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse contexto, o estágio curricular supervisionado configura-se como etapa estratégica para o desenvolvimento de competências profissionais, éticas e humanas. No entanto, os desafios enfrentados por estudantes nesse processo formativo ainda são pouco explorados pela literatura. A primeira etapa deste Trabalho de Conclusão de Curso consistiu em uma revisão sistemática integrativa que analisou 19 estudos publicados entre 2014 e 2024, a fim de identificar as dificuldades relatadas por estudantes de Odontologia na incorporação das competências exigidas pelas DCNs durante os estágios no SUS. A análise dos dados, combinando abordagem quantitativa descritiva e análise temática de conteúdo (Bardin, 2011), revelou desafios expressivos organizados em quatro eixos: pedagógico-formativo, estrutural e organizacional do SUS, formação do preceptor, e aspectos emocionais dos discentes. Entre os principais obstáculos destacaram-se a diversidade de perfis dos pacientes, a complexidade da rede de atenção, a ausência de feedback estruturado e a fragilidade da formação pedagógica dos preceptores. Como resposta aplicada aos achados da revisão, a segunda etapa do TAAC consistiu na elaboração de um produto educacional: uma oficina pedagógica voltada à qualificação de preceptores em Odontologia na APS. Reconhecendo que a atuação dos preceptores é fundamental para a mediação entre ensino superior e serviços de saúde, a oficina foi concebida como dispositivo formativo fundamentado em metodologias participativas, dialogadas e situadas. O produto buscou potencializar a integração ensino-serviço-comunidade ao favorecer espaços de reflexão crítica, promover o fortalecimento pedagógico dos preceptores e contribuir para a superação de práticas formativas verticalizadas. Assim, o TAAC reafirma a importância dos mestrados profissionais como instâncias de articulação entre pesquisa, formação docente e intervenção nos territórios, conferindo potência transformadora aos produtos educacionais enquanto expressões concretas de uma prática comprometida com o SUS e com a formação de profissionais críticos, sensíveis e socialmente implicados.