DIFICULDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ODONTOLOGIA: DA REVISÃO INTEGRATIVA À OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIAS PARA A QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO
Estudantes de Odontologia; Estágios em Odontologia; SUS; Atenção Primária à Saúde; Preceptoria.
A formação em Odontologia, orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), exige a integração entre teoria e prática em cenários reais de atenção, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse contexto, o estágio curricular supervisionado configura-se como etapa estratégica para o desenvolvimento de competências profissionais, éticas e humanas. No entanto, os desafios enfrentados pelos estudantes nesse processo formativo ainda são pouco explorados pela literatura, que tende a privilegiar experiências bem-sucedidas. A primeira etapa deste Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso consistiu em uma revisão sistemática integrativa que analisou 19 estudos publicados entre 2014 e 2024, com o objetivo de identificar as dificuldades enfrentadas por estudantes de Odontologia durante o Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Primária à Saúde. A análise dos dados, combinando abordagem quantitativa descritiva e análise temática de conteúdo (Bardin, 2011), evidenciou desafios significativos agrupados em quatro eixos temáticos: pedagógico-formativo, estrutural e organizacional do SUS, formação do preceptor e aspectos emocionais dos discentes. Entre os principais obstáculos destacaram-se a diversidade de perfis dos pacientes, a complexidade da rede de atenção, a ausência de feedback estruturado na relação preceptor/aluno e as fragilidades na formação pedagógica dos preceptores. Como resposta aplicada aos achados da revisão, a segunda etapa do TACC consistiu na elaboração de um produto educacional: uma oficina pedagógica voltada à qualificação de preceptores de Odontologia na APS. Reconhecendo o papel estratégico dos preceptores como mediadores entre o ensino superior e os serviços de saúde, a oficina foi concebida como um dispositivo formativo fundamentado em metodologias participativas, dialógicas e situadas. O produto buscou potencializar a integração ensino-serviço-comunidade ao favorecer espaços de reflexão crítica, fortalecer as competências pedagógicas dos preceptores e contribuir para a superação de práticas formativas verticalizadas. Dessa forma, o TACC reafirma a relevância dos mestrados profissionais como instâncias de articulação entre pesquisa, formação docente e intervenção nos territórios, conferindo potência transformadora aos produtos educacionais enquanto expressões concretas de uma prática comprometida com o SUS e com a formação de profissionais críticos, sensíveis e socialmente implicados.