ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIABILIZADORAS (APCs) COMO ESTRATÉGIA PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO INTERNATO DE MEDICINA EM CLÍNICA PEDIÁTRICA
Avaliação Formativa, Educação em Saúde, Ensino Médico, Avaliação de Competência Profissional, Atividades Profissionais Confiabilizadoras
Uma atuação clínica responsável e segura é um dos principais objetivos da formação médica. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina enfatizam a necessidade de formar profissionais com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo. Para alcançar tais metas, torna-se fundamental a reorganização dos processos avaliativos, especialmente na fase do internato, com ênfase na avaliação formativa. Nesse contexto, as Atividades Profissionais Confiabilizadoras (APCs) oferecem uma abordagem estruturada para avaliar competências em cenários reais de prática. Este estudo teve como objetivo difundir a avaliação formativa no internato em Clínica Pediátrica do curso de Medicina, por meio da experimentação das APCs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida com docentes e discentes da graduação em Medicina. A coleta de dados incluiu os registros reflexivos, analisados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Como principais resultados, emergiram reflexões sobre o processo de aprendizagem, bem como na análise, as categorias: (1) a avaliação formativa no internato ainda ocorre de forma incipiente e pouco sistematizada; (2) o feedback, quando presente, foi percebido como elemento transformador do processo formativo; e (3) a implementação das APCs enfrenta desafios relevantes, sobretudo relacionados à escassez de docentes disponíveis para uma supervisão contínua. Conclui-se que, apesar dos entraves, há reconhecimento da importância de práticas avaliativas mais formativas e da necessidade de qualificação pedagógica docente, com vistas à consolidação de uma cultura de acompanhamento e desenvolvimento progressivo das competências clínicas.