PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: PRISCILA CAROLINA SILVA CORREIA ROSENDO BERNARDI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA CAROLINA SILVA CORREIA ROSENDO BERNARDI
DATA : 24/07/2025
HORA: 14:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

PERCEPÇÃO E PRÁTICAS DE SUPERVISORES DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL SOBRE EQUIDADE EM SAÚDE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM C.E.R. EM MACEIÓ


PALAVRAS-CHAVES:

Equidade em saúde; Serviço Social; Pessoa com deficiência; Centro de Reabilitação; Educação permanente


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Este artigo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES, teve como objetivo compreender a percepção das assistentes sociais supervisoras de estágio curricular obrigatório sobre as Políticas de Equidade em Saúde voltadas para pessoas com deficiência física e intelectual. A pesquisa foi realizada na Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas - ADEFAL, instituição do terceiro setor credenciada ao Sistema Único de Daúde - SUS como Centro Especializado em Reabilitação – CER III. O estudo surgiu da inquietação da autora diante das lacunas na formação acadêmica sobre equidade em saúde e da necessidade de promover práticas mais qualificadas no contexto da reabilitação. A metodologia utilizada foi qualitativa, com a realização de um grupo focal com nove assistentes sociais supervisoras de estágio da ADEFAL. As discussões foram gravadas, transcritas e analisadas segundo a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin, a partir de quatro Unidades de Registro: compreensão sobre equidade em saúde; conceito de equidade em saúde para pessoas com deficiência física e intelectual; experiências profissionais; e sugestões de aprimoramento das práticas. Os resultados revelaram diferentes níveis de entendimento sobre a equidade, frequentemente confundida com igualdade, e uma compreensão limitada das políticas públicas específicas para pessoas com deficiência. A maioria das participantes demonstrou desconhecimento aprofundado sobre as diretrizes da equidade em saúde, associando-a, principalmente, à acessibilidade física, sem considerar os aspectos estruturais e políticos da inclusão. Apenas uma participante apresentou uma compreensão mais ampla e técnica do conceito. As experiências práticas relacionadas à equidade foram pontuais, e as sugestões para melhoria destacaram a necessidade de capacitação permanente, articulação intersetorial e sensibilização das equipes interprofissionais. Como produtos educacionais da pesquisa, foram desenvolvidos um site informativo sobre os serviços de reabilitação da ADEFAL e uma capacitação voltada aos trabalhadores do CER, com foco em acolhimento, acessibilidade e fluxos integrados. O estudo reforça a importância da educação permanente para qualificar o cuidado nos Centros Especializados em Reabilitação, promovendo práticas que respeitem as especificidades das pessoas com deficiência e assegurem o cumprimento dos princípios do SUS.


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto - UNCISAL
Presidente - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Interno(a) - 1121117 - CRISTINA CAMELO DE AZEVEDO
Externo(a) ao Programa - 2106371 - JOSINEIDE FRANCISCO SAMPAIO - nullInterno(a) - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 15/07/2025 12:52
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