PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 99930-8282

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR JABES DOS SANTOS JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALMIR JABES DOS SANTOS JUNIOR
DATA : 11/12/2025
HORA: 10:00
LOCAL: FAMED
TÍTULO:

PRECEPTORIA EM SAÚDE E AS ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS DE ENSINO: REVISÃO INTEGRATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Preceptoria. Ensino. Internato em saúde. Técnica educacional.


PÁGINAS: 47
RESUMO:
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso - TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas é constituído por um artigo científico e um produto educacional, oriundos da pesquisa: “Preceptoria em Saúde e as Estratégias Educacionais de Ensino: revisão integrativa”. A motivação para este estudo surgiu a partir da vontade de poder contribuir de modo mais significativo com o ensino e aprendizagem de alunos do estágio clínico em um hospital de doenças infectocontagiosas. A preceptoria constitui um processo vital na formação em saúde, sendo descrita como uma prática pedagógica que ocorre no contexto do ambiente de trabalho, durante o exercício clínico, onde o objetivo principal dessa prática é construir e transmitir conhecimentos específicos de cada área de atuação. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo identificar nas publicações científicas, estratégias educacionais de ensino em saúde, passíveis de serem implementadas na preceptoria em saúde. Trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura com abordagem sistemática, em que se analisará a literatura nacional e internacional, sobre estratégias educacionais de ensino aplicadas na preceptoria em saúde. O método utilizado para a coleta de dados foi por meio da busca e extração de informações de estudos científicos já publicados. A análise dos dados foi realizada conforme o método proposto por Bardin, e organizados em temas. 1) Estratégias de Ensino na Preceptoria em Saúde; 2) Competência Docente e Supervisão Clínica. Os resultados mostraram que a temática estratégias educacionais de ensino centrada no aluno, principalmente, as que abordam apresentação de casos clínicos, produziram excelentes resultados, na preceptoria em saúde, com destaque para o desenvolvimento do pensamento crítico e do raciocínio clínico, tanto para alunos de graduação como pós-graduação, além de proporcionar o aprimoramento pedagógico dos preceptores.
 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - ***.324.328-** - CARLOS HENRIQUE FALCAO TAVARES - UFAL
Presidente - 1119107 - CELIA MARIA SILVA PEDROSA
Interno(a) - ***.887.134-** - LENILDA AUSTRILINO SILVA - UFAL
Externo(a) à Instituição - LUCIANA COSTA MELO
Notícia cadastrada em: 09/12/2025 18:10
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