NÍVEIS DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA ANÁLISE EM
FUNÇÃO DO PERÍODO DA GRADUAÇÃO E DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO
Empatia; estudantes de medicina; educação médica;Filme como assunto.
A empatia é uma habilidade atrelada a Inteligência Emocional (IE) que precisa ser
cultivada e, interfere diretamente na capacidade do ser humano de interagir e se
relacionar com as outras pessoas, sendo descrita na literatura como uma das
características mais marcantes dos grandes profissionais médicos. O presente
Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC), tem por objetivo investigar como
se manifestam os níveis de empatia em estudantes de medicina, de uma instituição
privada no nordeste do Brasil, ao longo da graduação, e quer ressaltar a importância
de se atribuir ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do construto empático nos
estudantes, ao ensino das chamadas humanidades médicas, a arte de cuidar, o
mesmo destaque dado à aquisição dos saberes técnico-científicos durante a formação
acadêmica, para que, esses futuros médicos possam lidar melhor com a diversidade
de embates éticos e afetivos com os quais irão se deparar no dia a dia da sua prática
profissional e, dessa maneira, sejam capazes de estabelecer relações médico-
paciente mais satisfatórias, bem-sucedidas, que atendam às necessidades da
sociedade contemporânea. Como produto deste estudo foi elaborado o Projeto
MedCine, que traz o cinema na sala de aula como uma poderosa ferramenta de mídia-
educação que vem propiciar aos estudantes de medicina o alcance de uma
compreensão ampliada do ser humano e, favorecer a aquisição e consolidação de
competências essenciais no cuidado à saúde centrado na pessoa.