Os jovens fazem o currículo? Um estudo das práticas cotidianas em escolas estaduais de Maceió/AL
Juventudes; Currículo; Práticas Cotidianas; Ensino de Sociologia.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo aprofundar a compreensão do currículo de Sociologia, indo além dos documentos e normativas, tratando-o como uma artesania, um modo de fazer. Desenvolvido com abordagem etnográfica e observação participante das aulas de dois docentes vinculados ao Programa Alagoano de Ensino Integral (PALEI), ancorada nos conceitos de ‘’práticas cotidianas’’ de Michel de Certeau e ‘’currículo em ação’’ para analisar os fazeres diários dos professores de Sociologia em duas escolas estaduais de Maceió, Alagoas. A observação é compreendida como uma forma de educação da atenção, exigindo envolvimento com os contextos e práticas. Para acompanhar tanto o trabalho dos professores quanto minha própria inserção no campo, adoto a cartografia como pragmática de pesquisa, voltando-me aos processos múltiplos e relacionais que atravessam a experiência. Além disso, entrevistas semi-estruturadas com os docentes e grupos focais com os discentes explorarão experiências e percepções, investigando subjetividades outras e relações de poder no ambiente escolar. A pesquisa busca compreender se há, nas práticas cotidianas, uma aproximação entre os conteúdos ensinados e a realidade dos estudantes, de forma a contribuir com a aprendizagem dos jovens.