PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ADOLFO DANIEL CORREIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADOLFO DANIEL CORREIA DA SILVA
DATA : 25/08/2026
HORA: 09:30
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS
TÍTULO:

“ONDE HÁ DESAFIOS, ENXERGAMOS OPORTUNIDADES”: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DE JUSTIFICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA BRASKEM DIANTE DO CRIME-DESASTRE EM MACEIÓ (AL)


PALAVRAS-CHAVES:

  Braskem; crime-desastre; comunicação institucional; justificação; mineração.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

Esta dissertação analisa a comunicação institucional produzida e difundida pela Braskem entre 2018 e 2024 acerca do crime-desastre provocado pela mineração de sal-gema em Maceió (AL). O objetivo é compreender como a empresa organiza discursivamente o acontecimento, administra sua visibilidade pública e mobiliza estratégias de legitimação diante dos danos sociais, territoriais e ambientais associados ao afundamento do solo. A pesquisa adota abordagem qualitativa e interpretativa, de caráter documental, tendo como corpus os Relatórios Anuais Integrados (RAIs) da Braskem, analisados em duas camadas: as Cartas do Líder e as seções específicas dedicadas à Maceió. O percurso teórico articula Bourdieu para analisar as disputas simbólicas, o poder de nomeação e a mobilização do capital simbólico; Boltanski e Thévenot, assim como Boltanski e Chiapello, para compreender as gramáticas de justificação e a incorporação da crítica; e a Análise de Discurso de filiação francesa (ADF) para examinar as condições de produção, os silêncios e os efeitos de sentido presentes na comunicação institucional da empresa. A análise mostra que a comunicação institucional da Braskem não opera apenas pelo apagamento do crime-desastre, mas pela produção de uma visibilidade controlada. Conclui-se que os RAIs e as Cartas do Líder transformam o crime-desastre em objeto de gestão institucional, deslocando a centralidade da experiência social do dano para a demonstração da capacidade empresarial de responder, mensurar, compensar e entregar resultados.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3296485 - CAMILA DELLAGNESE PRATES
Externo(a) à Instituição - EDWIN ALBERTO MUÑOZ GAVIRIA - UFRJ
Interno(a) - 1350737 - JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
Interno(a) - 1582158 - WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
Notícia cadastrada em: 10/08/2026 14:47
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2026 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 20/09/2026 02:59