PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GABRIELA TWYZA LEITE BESSA GUEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA TWYZA LEITE BESSA GUEDES
DATA : 22/10/2025
HORA: 16:00
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS ICS-PPGS:https://meet.google.com/row-yoap-fkz
TÍTULO:

QUAL SOCIOLOGIA EDUCACIONAL ESTAVA DISPUTANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX?


PALAVRAS-CHAVES:

sociologia educacional; formação de professores; escolas normais; pedagogia; manuais de Sociologia.


PÁGINAS: 219
RESUMO:

Este estudo propõe discutir quais “Sociologias” estavam disputados o projeto de formação de professores primários no Brasil na primeira metade do século XX. Para isso, examina manuais de Sociologia educacional publicados na primeira metade do século XX. Os procedimentos metodológicos incluem análise de conteúdo,
considerando os manuais como “currículos editados”. Assim, ao adotar uma abordagem qualitativa e documental com base nas teorias de Pierre Bourdieu, especialmente em conceitos e noções como “campo”, “capital cultural”, “autoridade pedagógica”, “arbitrário cultural” e “violência simbólica”, parte-se do pressuposto de que os manuais de Sociologia Educacional impacta a formação docente. Nesse sentido, esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão histórica da educação e do papel da Sociologia na formação docente. O estudo dedicou-se primeiramente em contextualizar historicamente a Sociologia Educacional no Brasil, examinando como os manuais para formação docente articulavam dimensões culturais, educacionais e políticas. O objetivo consiste em compreender o papel desses contextos na construção da disciplina, articulando o arbitrário cultural da época da valores, silêncios e hierarquias naturalizadas a um projeto de escolarização que buscava legitimar-se como “moderno” e “científico”. Os resultados revelam a predominância de uma sociologia que ancorado em Antônio Cândido, podemos classificar como filosófico-sociológica, especialmente nas obras de Delgado de Carvalho e Fernando de Azevedo, que buscavam legitimar a Sociologia como ciência e fundamento teórico da educação. Uma Sociologia de linha pedagógico-sociológica aparece de forma complementar, voltada à prática escolar, enquanto uma linha especificamente sociológica, mais autônoma e analítica, surge apenas de forma incipiente. Além disso, identificou-se uma disputa entre manuais de orientação laica e católica, evidenciando tensões entre projetos educacionais distintos. Conclui-se que esses manuais tiveram envolvido na tentativa de definição de um arbitrário cultural que moldaria a formação docente e contribuiria para a institucionalização da Sociologia no campo educacional brasileiro.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externo(a) à Instituição - MARCELO PINHEIRO CIGALES - UnB
Interno(a) - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/10/2025 12:45
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