Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA ROCHA DE OLIVEIRA

DISCENTE : LETICIA ROCHA DE OLIVEIRA
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Online

ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO EM LEARNING ANALYTICS PARA INVESTIGAR A AUTOPERCEPÇÃO DE PROFESSORES

Análise da aprendizagem; Learning analytics; Tecnologias Educacionais.

A aprendizagem é um processo pelo qual um indivíduo adquire novos conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e comportamentos. Por estereótipo entende-se um modelo de comportamento geral que se faz referência de outros semelhantes e que se torna valor de apoio para individuar segurança e razão dialética com a sociedade. Visto que em muitos casos os professores possuem uma grande quantidade de alunos, LA pode auxiliar na tarefa de acompanhá-los, permitindo uma intervenção rápida ou até mesmo automática para estudantes que apresentem dificuldades. O estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a análise de aprendizados: investigando paralelos e convergências em learning analytics e perspectivas analíticas de estereótipos. A metodologia do estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de pesquisa exploratória.  Conclui-se que a utilização de learning analyticsse mostra viável quando agregadas ao ambiente virtual de aprendizagem como parte das ferramentas voltadas às disciplinas semipresenciais, assim como sua utilização em aspectos isolados do ambiente acadêmico, como a realização de atividades, trabalhos e avaliações, entretanto, uma implantação em larga escala com investimentos em equipamentos se mostra inviável em um primeiro momento, considerando os valores apresentados.

Presidente - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno(a) - 3064882 - ANDRE MAGNO COSTA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - RAFAEL DIAS ARAÚJO - UFU
Notícia cadastrada em: 14/05/2024 11:53