Banca de DEFESA: JOSE WILLIAMS BARBOSA NOBRE

DISCENTE : JOSE WILLIAMS BARBOSA NOBRE
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Online - Google Meet

Análise da Percepção de Estudantes Online sobre Painéis de Bordo para Orientar seus Objetivos de Aprendizagem.

Ambiente de ensino on-line. Autorregulação da Aprendizagem. Análise de Percepção. Dashboard.

Com o avanço do ensino on-line, impulsionado pela necessidade de democratização do acesso à educação e pelas medidas de contenção da COVID-19, o ambiente virtual tornou-se uma parte significativa da vida dos estudantes. Contudo, a evasão escolar persiste, destacando-se a falta de suporte, dúvidas pedagógicas e a sobrecarga de trabalho dos professores como principais desafios. Para enfrentar esse problema, propomos criar e avaliar as percepções dos participantes sobre o quanto os elementos de dashboards são capazes de ativar, orientar, monitorar e responsabilizar o estudante pela sua aprendizagem. Os dashboards propostos  informam ao estudante o seu atual (nível que o estudante se encontra no curso), onde deveria estar (nível esperado), tomando como base um objetivo de desempenho escolhido pelo estudante (igualar/superar o desempenho da turma ou igualar/superar o desempenho esperado pelo professor/curso) e por fim, quais as ações que precisam ser desenvolvidas para que o estudante alcance este objetivo. Um total de 22 (vinte e dois) estudantes responderam a um questionário (formulário do Google) constituído de subseções abrangendo as características sociodemográficas e experiências com tecnologias educacionais digitais dos participantes, a contribuição dos elementos dos dashboards para o objetivo de aprendizagem escolhido, a contribuição das características e das funcionalidades dos dashboards, as opiniões quanto a estética, utilidade e facilidade de uso das funcionalidades e as chances e frequência de utilização dos dashboards, caso disponíveis. O questionário apresenta os três modelos de dashboards  propostos, proporcionando a utilização da análise da aprendizagem e visualização de dados para promover a autorregulação da aprendizagem dos estudantes on-line. O uso do dashboard será utilizado como estratégias computacionais que ofereçam suporte personalizado aos estudantes. A partir desta estratégia os dados foram coletados através do questionário e analisados, comprovando existir uma influência dos dashboards em autorregular os estudantes para o seu desempenho acadêmico. Dentro do contexto desta pesquisa, os resultados nos permitem afirmar que a integração de um dashboard e a análise de dados, proporcionará um ambiente educacional integrado, dinâmico e adaptável, capacitando os estudantes através de informações visuais claras e personalizadas, a uma consciência metacognitiva, mas também a autorreflexão, permitindo que  assumam um papel ativo na autorregulação da sua aprendizagem.

Presidente - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno(a) - 1766576 - THALES MIRANDA DE ALMEIDA VIEIRA
Externo(a) ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES - UFALExterno(a) à Instituição - RAFAEL DIAS ARAÚJO - UFU