Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICK SANTOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRICK SANTOS FERREIRA
DATA : 20/08/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A Evasão Escolar no Ensino Fundamental II: Análise e Intervenções pautadas na dimensão Estudante-Estudante (EST-EST) do Modelo IAFREE-R


PALAVRAS-CHAVES:

Evasão escolar, relacionamentos, psicométricas e intervenções


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O presente estudo investiga os parâmetros psicométricos da versão revisada do Instrumento de Avaliação dos Fatores Relacionais de Risco à Evasão Escolar (IAFREER), validado por Vasconcelos et al. (2023). Esta ferramenta visa facilitar a coleta de dados junto à comunidade escolar, visando colaborar com a maior adesão da rede educacional brasileira. Foram realizadas revisões integrais no instrumento, incluindo análise de juízes para validade de conteúdo, validação semântica e um estudo piloto com estudantes brasileiros no contexto do da Rede Pública Ensino Básico do Fundamental 2 de uma instituição pública do Município de São Sebastião, no Estado de Alagoas, (N = 2035). Os resultados das análises confirmatórias indicam que os ajustes do modelo revisado, mantendo os 36 itens originais, foram adequados e superiores à versão original do IAFREE. Além disso, os itens de cada um dos 12 fatores de risco do IAFREE-R demonstraram níveis de discriminação adequados e aceitáveis níveis de dificuldade. No contexto da avaliação dos fatores relacionais de risco à evasão escolar, os aspectos emocionais e afetivos emergiram como variáveis fundamentais. Observou-se que um maior número de amizades entre os estudantes está associado a um maior engajamento nas atividades escolares, enquanto um círculo de amigos desinteressados na escola tende a elevar o grau de desengajamento. Casos de violência e baixa identificação com o grupo de pares também foram identificados como fatores que contribuem para o desengajamento e afetam a autopercepção, resiliência e persistência nos estudos. Com base nos resultados do IAFREE-R, foi possível estabelecer três níveis de risco de evasão escolar: baixo, médio e alto. Escores baixos indicam que o(a) estudante é engajado(a) nas atividades escolares, tem uma boa relação com os colegas e isso influencia positivamente na saúde e aspectos emocionais do(a) estudante, incorrendo em um baixo risco de evasão escolar. Escores médios indicam que o(a) estudante pode estar percebendo dificuldades em suas relações com outros(as) estudantes e isso pode afetar sua vontade de continuar na escola, demonstrando um risco médio de evasão escolar. Escores altos indicam problemas frequentes percebidos pelo(a) estudante em suas relações com os(as) colegas, dificuldade em fazer amigos, violências do tipo bullying e reflete em um risco alto de evasão escolar. Conclui-se que o IAFREE-R apresenta propriedades psicométricas adequadas, com vantagens operacionais em termos de aplicação, garantindo sua qualidade métrica e usabilidade em contextos de pesquisa e de intervenções em larga escala no contexto brasileiro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno(a) - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Externo(a) ao Programa - 1065335 - LEOGILDO ALVES FREIRES - UFALExterno(a) à Instituição - GABRIEL FORTES CAVALCANTI DE MACÊDO - UFPE
Notícia cadastrada em: 03/09/2024 08:10
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