Evasão Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Testando a Hipótese da Inflexibilidade Pedagógica como Fator de Risco
Evasão escolar; Ensino Fundamental; inflexibilidade pedagógica; IAFREE-R
A presente proposta de dissertação de mestrado investiga a evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental, com foco particular na inflexibilidade pedagógica como fator de risco. A evasão escolar é um fenômeno complexo e tem impacto em todo o mundo, no brasil os desafios enfrentados especialmente no ensino fundamental são enormes, onde os estudantes estão iniciando sua formação em busca de desenvolvimento individual e coletivo, comprometendo toda uma trajetória educacional e afeta todo o desenvolvimento socioeconômico. Esse estudo tem como objetivo analisar a dimensão estudante-profissionais da escola e a inflexibilidade pedagógica como fatores de riscos a evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental. Neste contexto examinar como as práticas pedagógicas inflexíveis podem contribuir para desistência dos estudantes e desenvolver intervenções para diminuir esse problema. A pesquisa será realizada em escolas públicas municipais de São Sebastião, Alagoas. Será realizado um estudo com abordagem de pesquisa mista. Uma abordagem da investigação que combina ou associa as formas qualitativa e quantitativa. O instrumento de avaliação selecionado para abordar o estudo da inflexibilidade pedagógica, dentro da dimensão estudante-profissionais da escola, será o Instrumento de Avaliação dos Fatores Relacionais de Risco à Evasão Escolar-Revisado (IAFREE-R), através de questionários a partir da média dos 36 itens do instrumento que fornece um score e o questionário socioeconômico com 14 perguntas, a fim de obter dados que visualizem práticas pedagógicas e risco de evasão. Os dados coletados em três momentos distintos serão utilizados para identificar as correlações e possíveis causalidades entre inflexibilidade pedagógica e evasão escolar. De acordo com essas informações e percepções, será desenvolvido um plano de intervenção com estratégias para diminuir os riscos de evasão escolar. As intervenções serão monitoradas e avaliadas continuamente, utilizando os indicadores encontrados na pesquisa, junto com os relatórios serão utilizados para fazer ajustes nas estratégias quando necessário, garantindo um processo de melhorias contínua