Desafios e estratégias no combate ao abandono e evasão escolar: uma análise da influência familiar no contexto dos anos finais do ensino fundamental
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A educação é um direito fundamental no Brasil e essencial para o desenvolvimento humano e social. Contudo, o abandono e a evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental persistem, sendo influenciados por fatores internos e externos às escolas. A pesquisa proposta enfoca a importância das famílias na vida escolar dos estudantes. Para enfrentar a evasão escolar, é necessário adotar uma abordagem integrada que inclua políticas públicas inclusivas e investimentos em infraestrutura educacional, com o objetivo de promover um ambiente justo para todos os estudantes, conforme estabelecido pela Constituição de 1988 do Brasil. O estudo se baseia em teorias como a Teoria do Capital Humano, que considera a educação um investimento, e a Teoria da Relevância Curricular, que defende a criação de currículos pertinentes para reduzir a evasão. Além disso, aborda disparidades socioeconômicas e a importância do apoio emocional e social, com base nas Teorias da Desigualdade Social e da Resiliência. No estudo realizado em São Sebastião, Alagoas, o Instrumento de Avaliação dos Fatores Relacionais de Risco à Evasão Escolar-Revisado (IAFREE-R) foi utilizado para analisar os fatores de evasão, com foco na interação entre estudantes e suas famílias. A análise inicial, realizada com 136 estudantes dos anos finais, revelou disparidades significativas por gênero e raça/etnia, indicando a necessidade de abordagens diferenciadas para criar um ambiente escolar mais inclusivo. Investimentos contínuos em infraestrutura e programas de apoio são cruciais para mitigar riscos e garantir a permanência dos estudantes na escola. Um compromisso coletivo com a equidade e a justiça social é fundamental para implementar políticas que enfrentem as causas profundas da evasão escolar.