Visualização de dados para análise e apoio no processo de tomada de decisão de professores em ambientes online de aprendizagem
Visualização de Dados. Tomada de Decisão. Cursos Online. Análise de Aprendizagem.
Em ambientes online de aprendizagem, a ausência de momentos presenciais priva o professor da percepção de situações pedagógicas relevantes durante as aulas. Sem essas informações o professor precisa contar com o processamento de dados disponíveis nesses ambientes virtuais de aprendizagem, para extrair deles informações úteis para guiar a sua tomada de decisão. Essas informações devem apoiar o professor a identificação de situações pedagógicas relevantes, entender seus motivos e orientar uma possível abordagem. Contudo, a maioria dos professores não possui conhecimentos específicos para o uso efetivo das tecnologias e técnicas para realizar o processamento desses dados, nem para a interpretação dos resultados de tal processamento. Portanto, é necessário fornecer apoio fácil e rápido à tomada de decisão pedagógica desses professores. Dessa forma, este trabalho propõe a criação de visualizações de dados, geradas do processamento dos dados do ambiente online de aprendizagem, para (1) apoiar a identificação de situações pedagógicas relevantes ocorrendo nesses ambientes, (2) compreender as causas de tais situações pedagógicas e (3) criar intervenções pedagógicas para abordar as situações identificadas. Assim, criamos um conjunto de visualizações para explorar problemas comuns em uma sala de aula, onde cada um visa alertar sobre um problema pedagógico ocorrendo em um curso online, trazer informações que permitam identificar as causas do problema e, com isso, apoiar a tomada de decisão docente, para solucioná-lo. Para avaliar nossa proposta, realizaremos um experimento onde docentes serão convidados a avaliar a capacidade de as visualizações, de fato, alertarem sobre problemas pedagógicos (o horário que os estudantes chegam e saem de momentos online síncronos, e o desempenho na resolução de problemas disponibilizados na plataforma de ensino/aprendizagem online). Além disso, um questionário, baseado no Technology Acceptance Model (TAM) deverá ser respondido pelos participantes, coletando suas percepções sobre a utilidade, facilidade de uso, intenção de uso, estética e atitude em relação ao uso da visualizações avaliadas. Atualmente, estamos construindo o questionário e o roteiro que deve ser seguido no experimento.