ESTEREÓTIPOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO EM LEARNING ANALYTICS PARA INVESTIGAR A AUTOPERCEPÇÃO DE PROFESSORES
Análise de aprendizagem; Ética; Justiça; Responsabilidade; Transparência; Informática na Educação.
A aprendizagem é um processo pelo qual o indivíduo adquire novos conhecimentos, habilidades, valores, atitudes e comportamentos, sendo influenciado significativamente pelo contexto educacional e social no qual está inserido. Nesse cenário, os estereótipos são entendidos como modelos generalizados de comportamento que influenciam as percepções e ações dos indivíduos, podendo impactar diretamente as decisões pedagógicas e as avaliações realizadas pelos professores em sala de aula. Considerando que os docentes frequentemente lidam com turmas numerosas, as ferramentas de análise de aprendizagem (Learning Analytics- LA) surgem como suporte relevante para monitorar de maneira mais eficaz o desempenho e comportamento dos alunos, possibilitando intervenções rápidas, orientadas por dados concretos e contextualizados. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos professores sobre estereótipos presentes em suas práticas pedagógicas, utilizando para isso ferramentas e conceitos associados ao Learning Analytics e aos princípios éticos relacionados à justiça, responsabilidade e transparência (FATE). Insere-se, assim, no campo da informática na educação, ao explorar como tecnologias digitais podem ser aplicadas de forma crítica e responsável no contexto escolar. A metodologia envolveu a realização de uma revisão sistemática detalhada da literatura, complementada por entrevistas qualitativas com professores em escolas presenciais, utilizando cenários hipotéticos ilustrados por meio de storyboards para suscitar reflexões sobre a presença de estereótipos. Os resultados indicam que a utilização de Learning Analytics é viável e potencialmente eficaz no contexto de escolas presenciais, especialmente para identificar padrões relacionados a estereótipos e desigualdades educacionais. No entanto, destaca-se a importância de que sua supervisão cumpra os princípios éticos do FATE, garantindo transparência na manipulação e uso dos dados educacionais, além de promover práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e combatam estereótipos específicos no ambiente escolar. A discussão proposta reforça a necessidade de uma abordagem fundamentada na ética para o uso de tecnologias educacionais que pretendem contribuir para a equidade no ensino.