Um Método para Analisar a Eficácia de Intervenções Pedagógicas em Ambientes Educacionais Híbridos
Educação Híbrida, Intervenções Pedagógicas, Avaliação da Eficácia, Método de Avaliação, Desempenho dos Estudantes.
Esta pesquisa propõe um método para a análise da eficácia de intervenções pedagógicas em ambientes educacionais híbridos, estruturado em cinco métricas complementares: eficácia, compreendida como o alcance dos objetivos da intervenção; desempenho, definido como o ganho comparativo entre os resultados do pré-teste e do pós-teste; tempo de permanência, que corresponde à duração do tempo de comprometimento com a intervenção; aderência, entendida como o nível de participação e comprometimento dos alunos ao longo do processo; e adesão, que avalia a aceitação inicial e a entrada efetiva dos estudantes nas atividades propostas. Em conjunto, esses indicadores compõem um modelo sistemático para avaliar intervenções pedagógicas, permitindo mensurar de forma objetiva seus impactos e subsidiar melhorias baseadas em evidências na prática docente em contextos híbridos.