PRODUÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA EM ALAGOAS: PERSPECTIVAS A PARTIR DO CURSO DE HISTÓRIA - LICENCIATURA UFAL (2000-2020)
Produção; Ensino de História; Currículo.
O propósito fundamental desta dissertação consiste em compreender os caminhos sob os quais a produção em Ensino de História foi desenvolvida no interstício de 2000 a 2020 buscando compreender as mudanças curriculares na formação inicial dos graduandos, de maneira a perceber como as alterações de percurso institucionais refletiram-se no processo de produção acadêmica, neste caso na área de Ensino de história, de maneira a entender como essa área tem sido interpretada no interior do curso de licenciatura em História do campus A. C Simões, da UFAL. Tendo em vista a intenção de análise, de forma breve, fez-se o levantamento histórico da trajetória da área em Alagoas, assim como fez-se os levantamentos da produção em Ensino de História no referido recorte, constituiu-se também enquanto fontes para as análises as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, bem como as normativas da UFAL e os Projetos Políticos do Curso, desta forma, buscando entender a complexidade curricular que permeia a formação dos licenciados em História. Para refletir acerca das particularidades da escrita historiográfica, utilizou-se enquanto modelo metodológico a análise de conteúdo proposta por Bardin, através de unidades de registro, sendo essas unidades percebidas através da reflexão acerca da escrita da História proposta por Certeau ao discorrer sobre a operação historiográfica. Assim, através dos entrelaçamentos entre as fontes, buscou-se refletir acerca dos impactos curriculares na produção em Ensino de História na UFAL.