PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOAO HENRIQUE DA SILVA SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO HENRIQUE DA SILVA SOUSA
DATA : 18/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Matemática
TÍTULO:

ENSINAR MATEMÁTICA PARA UMA MENTALIDADE DE CRESCIMENTO A PARTIR DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MEDIANTE A UMA ABORDAGEM SISTÊMICA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino e aprendizagem, Resolução de problemas, Matemática Criativa,
Mentalidades Matemática.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A educação no Brasil está passando por uma transformação inovadora no ensino e na
aprendizagem, buscando se adaptar às exigências sociais, tecnológicas e intelectuais de um
mundo em constante mudança. O ensino tradicional, focado na memorização e repetição e
centrado no professor, tem se mostrado ineficaz, especialmente na área da Matemática, onde a
falta de conexão entre os conteúdos aprendidos e sua aplicação prática desmotiva os estudantes.
Para atender às demandas atuais, métodos de ensino que promovem autonomia,
responsabilidade, senso crítico, criatividade e protagonismo dos estudantes na construção de
seus projetos de vida estão ganhando destaque. Nesse contexto, estratégias como a elaboração
e resolução de problemas e a redefinição de conceitos matemáticos surgem como ferramentas
essenciais para desenvolver essas habilidades, com um foco especial na criatividade em
Matemática, que é o tema desta pesquisa. Com base nesses princípios, esta pesquisa busca
responder como a metodologia de resolução de problemas pode contribuir para o
desenvolvimento da criatividade matemática dos estudantes da Educação Básica. Para isso, o
trabalho pretende analisar concepções didáticas e metodológicas, orientando professores de
Matemática da educação básica a partir das ideias de autores que influenciaram essa área de
estudo no Brasil e no mundo. Trata-se de uma pesquisa detalhada sobre o assunto, na qual
consideramos questões como: como os professores ensinam? Como os alunos aprendem? Essas
relações se complementam? Quais técnicas e metodologias os professores devem adotar? O
foco será nos professores de Matemática do ensino fundamental e médio. Por isso, atribuímos
a este trabalho o título de “Ensinar Matemática Criativa para uma Mentalidade de Crescimento
a partir da Resolução de Problemas”, utilizando uma abordagem pedagógica sistêmica


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Externo(a) ao Programa - 3198794 - ELTON CASADO FIREMAN - nullPresidente - 2647632 - ISNALDO ISAAC BARBOSA
Externo(a) à Instituição - JÔNATHAS DOUGLAS SANTOS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/12/2024 08:29
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 05/02/2025 01:51