O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO LÚDICO, COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM
Educação;EnsinodeMatemática; Ludicidade.
Este trabalho objetivou aprender sobre olúdicocomosubsídiopara o ensino da Matemática, na perspectiva de amenizar a evasão escolar.Refere-seaumestudoquedesenvolveu-seemdoismomentos:oprimeironaexperiência do estágio supervisionado numa escola da rede municipal de Coruripe-Al, o que causou a motivação para o estudo,e o segundo, a partir de umapesquisa e produção bibliográfica sobre a temática. O estudo do tipo exploratório, deabordagemqualitativatevecomocolaboradoresestudanteseprofessoradeMatemática.Foraminstrumentosdeinvestigaçãoasobservaçõesduranteoestágioeumaentrevistadotiposemiestruturadacomcaracterísticaderodadeconversa,bem comolivrosimpressoseonline,quetratamsobreoassuntoemquestão.Asinformações adquiridas durante a experiência com a turma evidenciam que a evasãodentre outras razões também pode ser motivada pela forma fria como ocorrem asaulas, bem como, os referenciais como Novaes (1987); Gadotti e Romão (2002);Brasil(2004),Libâneo(2004),Teixeira(2010);Huizinga(2010);Santos(2011),dentre outros, que indicam que a Ludicidade pode desenvolver aaprendizagemdealunosadultos,desdequeosjogos,osbrinquedoseasbrincadeiras aproximem os conteúdos às experiências da vida em sociedade, demodoqueensinoebrincadeiranãoseinvalidemnoensinar eaprender.