PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAMON DOUGLAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAMON DOUGLAS DA SILVA
DATA : 30/01/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Matemática
TÍTULO:

O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO LÚDICO, COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Educação;EnsinodeMatemática; Ludicidade.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

Este trabalho objetivou aprender sobre olúdicocomosubsídiopara o ensino da Matemática, na perspectiva de amenizar a evasão escolar.Refere-seaumestudoquedesenvolveu-seemdoismomentos:oprimeironaexperiência do estágio supervisionado numa escola da rede municipal de Coruripe-Al, o que causou a motivação para o estudo,e o segundo, a partir de umapesquisa e produção bibliográfica sobre a temática. O estudo do tipo exploratório, deabordagemqualitativatevecomocolaboradoresestudanteseprofessoradeMatemática.Foraminstrumentosdeinvestigaçãoasobservaçõesduranteoestágioeumaentrevistadotiposemiestruturadacomcaracterísticaderodadeconversa,bem comolivrosimpressoseonline,quetratamsobreoassuntoemquestão.Asinformações adquiridas durante a experiência com a turma evidenciam que a evasãodentre outras razões também pode ser motivada pela forma fria como ocorrem asaulas, bem como, os referenciais como Novaes (1987); Gadotti e Romão (2002);Brasil(2004),Libâneo(2004),Teixeira(2010);Huizinga(2010);Santos(2011),dentre outros, que indicam que a Ludicidade pode desenvolver aaprendizagemdealunosadultos,desdequeosjogos,osbrinquedoseasbrincadeiras aproximem os conteúdos às experiências da vida em sociedade, demodoqueensinoebrincadeiranãoseinvalidemnoensinar eaprender.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2647632 - ISNALDO ISAAC BARBOSA
Externo(a) à Instituição - SEVERINO HORACIO DA SILVA - UFCG
Presidente - 1196476 - VANIO FRAGOSO DE MELO
Notícia cadastrada em: 15/01/2025 09:53
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 13/03/2025 16:30