PROFMAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL INSTITUTO DE MATEMÁTICA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SYMON IGOR PINHEIRO DA SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SYMON IGOR PINHEIRO DA SILVA LIMA
DATA : 22/01/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto de Matemática
TÍTULO:

Inteligência Artificial no Ensino de Matemática: Potencialidades e
Desafios para Professores


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência Artificial, Ensino de Matemática, Práticas Pedagógicas,
Educação Básica, Ferramentas Tecnológicas.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

As Inteligências Artificiais (IAs) vêm ganhando cada vez mais destaque em diversos
setores, porém seu uso na área educacional ainda se encontra em fase inicial. Este
estudo tem como objetivo compreender o funcionamento das IAs generativas,
identificar suas limitações e avaliar suas possíveis aplicações práticas no apoio a
professores da Educação Básica, com ênfase no ensino de Matemática. Para isso,
compara-se as funcionalidades de três ferramentas amplamente utilizadas —
ChatGPT, Microsoft Copilot e Gemini —, analisando sua utilidade e pertinência no
contexto escolar.
A partir dessa análise, busca-se evidenciar o potencial de cada IA para otimizar
estratégias pedagógicas, bem como refletir sobre suas restrições técnicas e as
implicações éticas e operacionais decorrentes de seu uso contínuo ou inadequado.
Ao abordar esses aspectos, o trabalho visa contribuir para a formação de
educadores mais preparados para incorporar soluções tecnológicas inovadoras,
incentivando uma postura crítica diante das possibilidades e dos cuidados
necessários ao integrar IAs nos processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 2972316 - CARLOS GONCALVES DO REI FILHO
Externo(a) à Instituição - EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES - IFAL
Presidente - 2346971 - MARCOS RANIERI DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/01/2025 13:22
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 13/03/2025 16:08