Inteligência Artificial no Ensino de Matemática: Potencialidades e
Desafios para Professores
Inteligência Artificial, Ensino de Matemática, Práticas Pedagógicas,
Educação Básica, Ferramentas Tecnológicas.
As Inteligências Artificiais (IAs) vêm ganhando cada vez mais destaque em diversos
setores, porém seu uso na área educacional ainda se encontra em fase inicial. Este
estudo tem como objetivo compreender o funcionamento das IAs generativas,
identificar suas limitações e avaliar suas possíveis aplicações práticas no apoio a
professores da Educação Básica, com ênfase no ensino de Matemática. Para isso,
compara-se as funcionalidades de três ferramentas amplamente utilizadas —
ChatGPT, Microsoft Copilot e Gemini —, analisando sua utilidade e pertinência no
contexto escolar.
A partir dessa análise, busca-se evidenciar o potencial de cada IA para otimizar
estratégias pedagógicas, bem como refletir sobre suas restrições técnicas e as
implicações éticas e operacionais decorrentes de seu uso contínuo ou inadequado.
Ao abordar esses aspectos, o trabalho visa contribuir para a formação de
educadores mais preparados para incorporar soluções tecnológicas inovadoras,
incentivando uma postura crítica diante das possibilidades e dos cuidados
necessários ao integrar IAs nos processo de ensino e aprendizagem.