MATEMÁTICA AFRO-INDÍGENA E ANTIRRACISTA-DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA
APLICAÇÃO DE JOGOS AFRICANOS E INDÍGENAS VISANDO INSERIR AS LEIS
10.639 E 11.645 NO CURRÍCULO ESCOLAR
Jogos Educacionais em Matemática. Educação Matemática Afro-indígena. Matemática Antirracista.
O objetivo principal desse trabalho é descolonizar a Matemática. Ele visa combater o preconceito e a discriminação racial, fomentando um ensino mais inclusivo e plural. Almeja promover a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
Uma das principais referências para esse trabalho foi a escritora Chimamanda Adichie que ao relatar “O perigo de uma história única” despertou a necessidade de fazer releituras da estrutura curricular Matemática atual, cuja estruturação é eurocêntrica, uma vez que a história é escrita por quem detém o poder em detrimento daqueles que são subjugados.
Ao longo deste ano foi trabalhado a Matemática afro-indígena com os alunos da Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, União dos Palmares, Alagoas. Foram explorados vários jogos de origem africana e de origem indígena em sala de aula, assim como outros resgates históricos da Matemática em tais culturas, como mandalas africanas e grafismos indígenas.