UMA PROPOSTA DE PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA INTEGRANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
proposta educativa, teoria antropológica do didático, painéis fotovoltaicos,
modelagem matemática, percurso de estudo e pesquisa, ensino de matemática.
Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica que integra a Modelagem Matemática e o
Percurso de Estudo e Pesquisa, fundamentada no Paradigma de Questionamento do Mundo,
como estratégia de ensino voltada à análise de um problema real: o custo-benefício da instalação
de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica em residências. A abordagem
busca promover o protagonismo estudantil, a autonomia investigativa e o desenvolvimento de
competências matemáticas a partir da contextualização do conteúdo em situações próximas da
realidade dos alunos. As atividades foram planejadas para estimular a formulação de hipóteses,
a interpretação de dados e a construção de soluções com base em conceitos geométricos,
trigonométricos e financeiros, articulando aspectos sociais, ambientais, econômicos e
científicos. O trabalho baseia-se em autores como D’Ambrosio, Chevallard e Bassanezi, que
defendem uma educação matemática crítica, contextualizada e significativa. Embora a proposta
não tenha sido aplicada integralmente devido às limitações impostas por fatores pessoais, ela
foi parcialmente explorada com apoio docente e está estruturada para futura implementação.
Acredita-se que esta proposta possa contribuir para o avanço de práticas pedagógicas
inovadoras, ampliando as possibilidades de ensino da Matemática de forma interdisciplinar,
investigativa e socialmente comprometida.