UM ESTUDO PSICANALÍTICO DA DEVASTAÇÃO NO CLUBE DE LEITURA LYGIA FAGUNDES TELLES
Devastação; Clube de Leitura; Psicanálise; Lygia Fagundes Telles
A devastação na relação mãe e filha é um conceito psicanalítico elaborado por Jacques Lacan e que pode ser provisoriamente entendido como um ataque materno à feminilidade da filha. Nosso projeto de pesquisa delineia um estudo deste conceito a partir de uma proposta metodológica que estamos desenvolvendo: O clube de leitura como dispositivo de pesquisa psicanalítica.
Neste dispositivo, a literatura e em especial alguns textos da escritora Lygia Fagundes Telles serão tomados como objeto de estudo para a realização da pesquisa psicanalítica. Após termos feito uma revisão cuidadosa da metodologia que trata do desenvolvimento de pesquisa em psicanálise, adiantamos que até o momento não se utilizaram dos clubes de leitura para a produção de pesquisas. Ora, clubes de leitura reúnem sujeitos leitores, mas também e principalmente, sujeitos falantes. Nestes espaços, as pessoas se reúnem para discutir o que leram e o que sentiram durante a leitura.
Assim, o clube de leitura objetiva ser um lugar em que podemos ouvir o que os participantes têm a dizer, utilizando como ferramentas de coleta: gravações dos encontros e registros de notas, para intervirmos, estimularmos e participarmos como pesquisadores/mediadores naquilo que ao ser falado venha possuir significado para nossa investigação. Este trabalho, portanto, almeja criar, testar e aprimorar um dispositivo de pesquisa psicanalítica, investigando como um conceito, a exemplo da devastação na relação mãe e filha, pode ser operativo e comparecer nas discussões a partir da leitura de um texto literário.