Banca de DEFESA: AMANDA COIMBRA CESAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA COIMBRA CESAR
DATA : 30/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

O brincar e a criança com leucemia no ambiente hospitalar


PALAVRAS-CHAVES:

Brincar. Câncer. Criança. Hospital. Winnicott. Psicanálise.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

O câncer do tipo leucemia e da necessidade do tratamento oncológico hospitalar acometem uma transformação no mundo infantil, no qual os desdobramentos atingem os mais diversos campos, estabelecendo uma ruptura brusca nos ambientes de circulação e no acesso à vivências lúdicas. O objetivo geral da pesquisa foi investigar e analisar o brincar de crianças em tratamento oncológico de leucemia no ambiente hospitalar, e os objetivos específicos foram: 1) compreender, por meio do brincar no ambiente hospitalar, as experiências infantis diante do impacto causado pela leucemia; e 2) conhecer, por meio da perspectiva familiar, as interferências da doença na rotina e no brincar da criança desde o diagnóstico até o tratamento oncológico no ambiente hospitalar. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, realizada em campo, nas dependências de um ambulatório de oncologia pediátrica localizado em uma capital nordestina. Utilizou-se como referencial teórico os estudos psicanalíticos winnicottianos. Participaram oito crianças, de ambos os sexos, com idades entre seis e onze anos, que vivenciam situações de comorbidades físicas graves, em decorrência do diagnóstico de câncer do tipo leucemia e da necessidade de tratamento oncológico hospitalar, bem como seus respectivos responsáveis. Foram realizadas intervenções participantes com ambos os grupos, de forma individualizada, em cinco etapas. As duas primeiras etapas consistiram em: 1) aplicação de questionário sociodemográfico aos familiares acompanhantes no tratamento hospitalar; e 2) entrevista individual semiestruturada. As três etapas finais foram conduzidas com as crianças em tratamento e compreenderam: 3) apresentação da proposta da pesquisa e da caixa lúdica; 4) momento de brincadeira com materiais de uso hospitalar adaptados para formato de brinquedos; e, por fim, 5) aplicação individual do Procedimento Desenho-Estória com Tema (PDE-T). A análise dos dados seguiu o caminho metodológico proposto por Minayo, utilizando-se a análise temática. A partir dos resultados, foram elaboradas duas categorias gerais para a discussão dos dados. A primeira categoria abrangeu o conteúdo apresentado pelos
familiares, evidenciando suas perspectivas sobre o impacto da doença e as repercussões do brincar na criança enferma. A segunda categoria foi estruturada a partir das representações das próprias crianças em tratamento oncológico, revelando suas vivências hospitalares emergidas nos momentos de interação com a pesquisadora. Os encontros possibilitaram aos acompanhantes a promoção de um espaço de trocas e elaborações psíquicas diante das dificuldades suscitadas pelo adoecimento da criança. Já para as crianças em tratamento, o ambiente proporcionou a oportunidade de agir ativamente, recriando suas vivências e direcionando-as por meio da brincadeira e da fala, apesar das adversidades presentes. Diante da pesquisa, observou-se que, mesmo com o adoecimento físico, que ocasiona uma série de rupturas na vida da criança com leucemia, tornam-se possíveis saídas criativas para que elas atuem nas reconfigurações das suas formas de viver, encontrando novos formatos para suas brincadeiras e construindo histórias e experiências imaginárias. As possibilidades de adaptação e atuação criativa em seus mundos mostram que, apesar de estarem fisicamente doentes, existem sinais de saúde em seus psiquismos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1121061 - ADELIA AUGUSTA SOUTO DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - LEILA SALOMÃO DE LA PLATA CURY TARDIVO - USP
Presidente - 2206282 - PAULA ORCHIUCCI MIURA
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 09:58
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