NO BATUQUE DA INCLUSÃO: Educação e Diversidade na perspectiva de um grupo de samba reggae da periferia de Maceió.
arte e cultura afro; inclusão social; práticas educativas informais; infância e juventude.
O estudo propõe a análise de práticas educativas informais, por meio das quais ocorre a inclusão social, tendo como fio condutor os ensaios e as apresentações da Banda Afro Dendê, com a arte aliada à cultura afro. Minha intenção é analisar de que forma a arte, enquanto manifestação cultural dos sujeitos pesquisados, contribui para o processo de inclusão social. Ao vivenciar diversas apresentações da Banda Afro Dendê, pude perceber como seus integrantes encaram com responsabilidade, alegria e disciplina aquele fazer artístico. Considerando o trânsito entre os campos da Psicologia e da Educação, especialmente no que se refere às experiências humanas e sociais, este estudo configura-se como uma investigação de natureza qualitativa. Para a produção dos dados, realizarei o acompanhamento das atividades desenvolvidas no espaço investigado, com foco na observação atenta das interações e práticas cotidianas. Busca-se analisar a atuação do grupo Afro Dendê em contextos de exclusão social, destacando as ações inclusivas realizadas junto às crianças e jovens da comunidade Sorriso. Conforme essa abordagem, terei como bases teóricas as intelectuais negras bell hooks e Conceição Evaristo. A escuta e a escrevivência serão a inspiração para a pesquisa qualitativa.