Coco de Roda, uma etnografia do grupo Pau de Arara em Maceió: uma abordagem de história e memória.
Coco de Roda. Cultura Popular. Maceió. Pau de Arara. Tradição.
Esta dissertação analisa o grupo de Coco de Roda Pau de Arara, localizado no conjunto habitacional Osman Loureiro, no bairro do Clima Bom, em Maceió-AL. Busca compreender as dinâmicas culturais e as transformações no consumo de manifestações populares e analisar como as práticas tradicionais, os concursos e o Coco de Roda no Nordeste brasileiro são ressignificadas diante das políticas públicas e do olhar dos folcloristas que foi trazido na problemática desta dissertação, destacando a influência da inovação na preservação e adaptação da cultura popular. A metodologia aplicada foi o trabalho etnográfico, o qual permitiu uma imersão direta nas vivências do grupo Pau de Arara, através da observação participante, entrevistas e registros em campo, além de compreender como o Coco de Roda se mantém vivo. Essa abordagem possibilitou captar as expressões culturais e as adaptações realizadas pelo grupo ao longo do tempo. Utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica de modo a observar como a tradição se mantém viva, adaptando-se aos novos conceitos sociais, sem perder sua essência. Portanto, como resultados obtidos, observou-se a longa trajetória do grupo, o qual, desde o ano de 1998, tem o compromisso com a cultura popular. Por fim, foi possível contribuir para as pesquisas sobre cultura popular, focando no Coco de Roda por meio do grupo Pau de Arara, destacando sua história e seu significado cultural. A pesquisa etnográfica revelou como essa manifestação se adapta ao tempo envolvendo as novas gerações e fortalecendo a memória coletiva. Concluiu-se que o Coco de Roda é um patrimônio vivo, cuja continuidade depende da valorização das narrativas e práticas dos grupos que o mantém.