OS “TRÂMITES LEGAIS” DO CULTO AOS ORIXAS: RITUAL, POLÍTICA E TRADIÇÃO DE CONHECIMENTO NO ILÉ AXÉ
METALOFAN AFOGENIN
Candomblé; Tradição de Conhecimento; Política de Terreiro; Ritual; Alagoas.
Esta dissertação descreve e analisa, sob uma perspectiva
processualista, a tradição de conhecimento, as experiências rituais e os
prismas políticos que estruturam a vida no terreiro Ilê Axé Ogum
Metalofan Afogenin, em Maceió, Alagoas. A pesquisa busca examinar
o papel dos povos de terreiro, com ênfase na trajetória do babalorixá
Claudevan de Ogum (Pai Van) e da sua comunidade. A metodologia
utiliza o diálogo co-produtivo como ferramenta central. O trabalho
contrapõe a produção intelectual folclorista alagoana, que
historicamente enquadrou as práticas afro-religiosas como "perdidas"
ou "fragmentadas" após o Quebra de Xangô de 1912. Os resultados
demonstram como Pai Van e sua egbé respondem a esse "atestado de
extinção" através de uma intensa atuação política e ritual, posicionando
sua linhagem como detentora de um conhecimento ininterrupto, capaz
de reequilibrar o cosmo. A análise detalha como política e a
experiência ritual são, nesta tradição, estritamente imbricadas.