O lugar da perspectiva CTSA no processo formativo de pedagogo(as) para o ensino de Ciências da Natureza
Formação de pedagogos(as), Perspectiva CTSA, Pedagogia Libertadora, Ensino de Ciências da Natureza.
Este estudo apresenta sua relevância ao (re)visitar o processo formativo de pedagogos(as) para o ensino de Ciências da Natureza. Por meio dele, pretende-se refletir sobre a necessidade de articulação desse processo formativo com a perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), compreendida nesse estudo como a construção social da Ciência e da Tecnologia, ou seja: da construção social de saberes científicos e tecnológicos que sejam não somente acessíveis popularmente, mas que impactem a vida das comunidades em seu cotidiano. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa com ênfase em Pesquisa-Formação, buscou-se conhecer o lugar da perspectiva CTSA no Projeto Político de Curso (PPC) do curso de graduação em Pedagogia da UFAL, bem como na estrutura do programa de formação continuada oferecido pela SEMED-Maceió, contrapondo os dados coletados às falas dos(as) pedagogos(as), professores universitários e técnicos formadores entrevistados. Ainda não é possível tecer conclusões pelo fato de que a pesquisa está em fase de desenvolvimento.