Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE SIQUEIRA DE MACÊDO NOBRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE SIQUEIRA DE MACÊDO NOBRE
DATA : 01/07/2024
LOCAL: Sala de reuniões do Cedu

MODELAGEM MATEMÁTICA E PROJETOS: conhecimentos matemáticos desenvolvidos para soluções de problemas em projetos de Iniciação Científica

Modelagem Matemática. Projetos de Iniciação Científica. Sistematização do saber matemático. Educação Básica.

A Modelagem Matemática é considerada um método de ensino com investigação que contempla o desenvolvimento de um modelo que pode ser aplicado a qualquer área do conhecimento, e o ensino e seus métodos devem acompanhar os avanços científicos e tecnológicos tornando-se fundamental a expansão da Iniciação Científica na Educação Básica. Logo, essa pesquisa teve como objetivo principal compreender os conhecimentos matemáticos adquiridos pelos estudantes no desenvolvimento de modelos matemáticos para soluções de problemas em projetos de Iniciação Científica na Educação Básica. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar os critérios que os estudantes utilizaram na escolha de um problema na comunidade; investigar as estratégias utilizadas pelos estudantes para solucionar o problema (protótipos, programação, pesquisas); analisar, nas soluções apresentadas, as representações das quais utilizam para os modelos matemáticos e como os estudantes aplicaram suas competências e habilidades na apreensão deles. É uma pesquisa que perpassa pelas concepções da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica por considerarmos que é possível a orientação de um trabalho intencional, planejado e sistematizado para a formação humana com a aplicação dos saberes matemáticos apropriados com desdobramentos em outras áreas nos projetos de Iniciação Científica e esse trabalho tem abordagem qualitativa de natureza aplicada e, de acordo com os objetivos, é uma pesquisa descritiva. Para os procedimentos técnicos de análise, enquadra-se na pesquisa-formação com a categoria do pensar/ fazer multirreferencial e foi realizada com 12 estudantes das três turmas da primeira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Guiomar de Almeida Peixoto. A coleta de dados foi realizada mediante as narrativas dos praticantes registradas no diário de pesquisa/ formação construído em momentos de desenvolvimento do projeto considerando os meios de comunicação um-um, um-todos e todos-todos nos diversos dispositivos digitais, sendo o WhatsApp o mais utilizado; diálogos colaborativos e registros imagéticos também foram considerados, bem como as ideias, inquietações e os sentidos que emergiram. Além disso, para a construção do modelo matemático foram aplicados os conceitos matemáticos necessários e o programa GeoGebra para análise e validação do modelo por meio do gráfico da situação identificada nas entrevistas semiestruturadas. As outras etapas específicas da construção do projeto de Iniciação Científica, como o diário de bordo e o relatório foram apreciados para análise. Foi aplicado também um questionário semiestruturado no início da pesquisa e outro no final para comparação, o último questionário tinha perguntas discursivas a respeito da aprendizagem desenvolvida e da participação no projeto. Constatou-se que os praticantes realizaram um trabalho material, porque destacou a relevância da consciência e da reflexão na execução das atividades que foram além da prática, pois envolveu valores éticos e simbólicos dos objetivos; e um trabalho não-material, porque envolveu a formação, a produção e transmissão do saber, pois puderam compreender a natureza sob o olhar dos elementos culturais produzidos. Como produto educacional, foi elaborado um manual didático para professores de Matemática com uma proposta de sequência didática para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica.

Presidente - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Interno(a) - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Externo(a) à Instituição - NILCÉIA APARECIDA MACIEL PINHEIRO - UTFPR
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 01:19