Banca de QUALIFICAÇÃO: NIRA LINDA LIMA PEREIRA

DISCENTE : NIRA LINDA LIMA PEREIRA
DATA : 16/08/2024
LOCAL: Auditório do CEDU

ENSINO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APRENDENDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Ensino de Matemática. Histórias em quadrinhos. Prática pedagógica.

A pedagogia histórico-crítica, conforme proposta por Dermeval Saviani (2005), busca promover uma educação que leve em consideração o contexto histórico-social dos alunos, visando não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de uma consciência crítica e emancipadora. Dentro desse contexto, essa dissertação busca acompanhar a compreensão da utilização das histórias em quadrinhos como recurso pedagógico que pode ser integrada de forma a enriquecer o ensino de matemática. Para isso, definimos os objetivos específicos como sendo: discorrer sobre as concepções de educação, desenvolvimento humano, escola e ensino a partir da teoria pedagógica Histórico-crítica e de Vygotsky; explicitar uma síntese do desenvolvimento histórico do conceito de fração e a importância do seu ensino nos anos finais da educação básica; fundamentar o processo de aprendizagem com base no estudo histórico - cultural de Vygotsky; analisar o desenvolvimento da sequência didática de produção de histórias em quadrinhos sobre fração com base nos estudos histórico - cultural de Vygotsky e, como produto educacional, desenvolver uma sequência didática sobre fração. O público alvo são estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual situada no município de Maceió em Alagoas. A dissertação está distribuída em seções da seguinte maneira: Introdução, Metodologia, Fundamentação teórica, Produto educacional, Resultados e discussões e as Considerações finais. Na fundamentação teórica abordaremos as contribuições da pedagogia histórico-crítica e de Vygotsky para os anos finais do ensino fundamental. Além das contribuições também para o ensino de matemática. Trataremos também do processo das histórias em quadrinhos como recurso metodológico no ensino de matemática. Para desenvolver essa pesquisa vamos utilizar a fonte observação participante e a análise das produções das histórias em quadrinhos sobre fração serão as categorias definidas com base nos estudos histórico-culturais de Vygotsky.

Presidente - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 17:09