Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS LOPES DO NASCIMENTO

DISCENTE : DOUGLAS LOPES DO NASCIMENTO
DATA : 07/08/2024
LOCAL: Sala 4

RÉGUA TÁTIL: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM CONTEXTOS INCLUSIVOS

Ensino Inclusivo. Formação Docente. Matemática. Régua Tátil. Tecnologia Educacional.

A presente pesquisa de mestrado tem como objetivos investigar como a régua tátil pode contribuir com a prática equitativa e inclusiva de professores de matemática da rede pública de ensino de Maceió; analisar as contribuições das tecnologias educacionais para o processo de ensino inclusivo; explicar o funcionamento da
régua tátil e sua utilização para a abordagem do conteúdo dos números naturais. O estudo foca na formação docente e na ressignificação do ensino do conceito de número através da régua tátil, reconhecendo as dificuldades enfrentadas na disciplina de Matemática. Vivemos na era tecnológica, onde o conhecimento e os
métodos de ensino passaram por diversas transformações. Neste contexto, é necessário que o ensino e a aprendizagem sejam democráticos, acessíveis e atraentes, proporcionando uma educação eficiente e eficaz. Novas metodologias, como a metodologia ativa, consideram o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, estimulando a inovação, criatividade, criticidade e reflexão. A régua tátil é um material didático inovador composto por uma base de madeira com marcações em Braille que representam os números inteiros. Esse recurso permite que os estudantes usem o tato para desenvolver abstrações matemáticas, tornando conceitos como a soma de números inteiros mais concretos e compreensíveis. A formação dos professores é crucial para a efetividade dessas metodologias. Garcia-Valcárcel (2017) destaca que a formação de professores é fundamental para a incorporação de tecnologias na educação, pois eles têm um papel crucial como mediadores do processo de ensino e aprendizagem. A formação continuada dos docentes é essencial para mantê-los atualizados e capacitados para usar novas tecnologias em sala de aula. Pretto (2017) corrobora essa visão, afirmando que a formação docente deve ser um processo permanente, acompanhando as mudanças tecnológicas e pedagógicas. Kenski (2012) enfatiza a necessidade de integrar as tecnologias ao currículo escolar, visando uma aprendizagem com sentido e significado e a melhoria da qualidade do ensino. Esteestudo busca responder como a régua tátil contribui para um ensino de matemáticademocrático, acessível e inclusivo, aperfeiçoando a prática docente e melhorandoo processo de ensino e aprendizagem dos professores da rede pública de ensinode Maceió. Os objetivos específicos incluem: analisar a contribuição da régua tátil para o ensino de matemática, averiguar as contribuições das tecnologias educacionais para o ensino inclusivo, explicar o funcionamento da régua tátil, e discutir a importância da formação dos professores para um ensino inclusivo. A pesquisa abrange uma revisão sistemática da literatura sobre recursos pedagógicos inclusivos na formação de professores, ferramentas tecnológicas auxiliares para pessoas não videntes, e a metodologia empregada, qualitativa e exploratória e intervencionista que inclui a geração e análise de dados. A cartilha elaborada no estudo destaca-se como um recurso essencial para promover a inclusão e acessibilidade digital de pessoas com deficiência visual, oferecendo orientações e ferramentas que facilitam a navegação no ambiente digital.

Externo(a) à Instituição - JOSÉ CARLOS MIGUEL
Presidente - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Interno(a) - 2327817 - SILVANA PAULINA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 24/07/2024 10:33