Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA ALVES FLORENCIO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA ALVES FLORENCIO SILVA
DATA : 20/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de reuniões do CEDU
TÍTULO:

TEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?: POSSIBILIDADES DE ENSINO UTILIZANDO LITERATURA INFANTIL COMO UM DOS RECURSOS


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura infantil. Educação Matemática. Pedagogia histórico-crítica. Educação Infantil.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Com a necessidade de desenvolver estratégias de ensino que possibilitem ao professor a exploração da Matemática na primeira infância, originou-se a ideia de se pesquisar acerca do desenvolvimento da aprendizagem dos números com o uso do recurso da Literatura Infantil na pré-escola, a fim de favorecer o desenvolvimento e aprendizagem matemática das crianças. Através da pesquisa de mestrado discutimos a Literatura Infantil como um dos recursos capazes de proporcionar desenvolvimento nos processos de ensino do professor para com as crianças, permitindo a ampliação e o aprofundamento dos conhecimentos matemáticos infantis, a fim de possibilitar organização e sistematização do ensino matemático, desde a Educação Infantil. Para tanto, aborda-se a pedagogia histórico-crítica e a psicologia histórico-cultural para embasar o trabalho, uma vez que os processos de ensino e aprendizagem devem ser pensados como histórico e culturalmente mediados, considerando o papel ativo da criança no processo de aprendizagem, bem como o papel insubstituível do professor na realização de um trabalho educativo desenvolvente. Destacada a importância da relação da criança com o acervo cultural da matemática desde a Educação Infantil, que compõe a primeira etapa da educação básica, indagamos de que modo a Literatura Infantil, como recurso de ensino da matemática, poderá contribuir para a aprendizagem dos números em uma turma de pré-escola no Munícipio de Joaquim Gomes? Para isso, esta pesquisa tem como objetivo, analisar os limites e as possibilidades do ensino dos números em uma turma de pré-escola de um centro municipal de educação infantil da Zona da Mata alagoana, utilizando a Literatura Infantil como um dos recursos. Para alcançar tal intento a proposição metodológica está classificada como uma pesquisa participante cuja abordagem é qualitativa com finalidade exploratória. Quanto às fontes, instrumentos e técnicas de coleta das informações, serão realizados registros através de diário de campo, bem como as produções das crianças. Os dados coletados serão tratados por meio da sistematização das categorias que conduzirão a análise tendo em vista o problema e os objetivos delimitados. Como proposta de Produto Educacional será desenvolvido um site com a disponibilização de livros de Literatura Infantil que abordem a Matemática, de modo a contribuir com as práticas de ensino dos professores da Educação Infantil, bem como, proporcionar as crianças da pré-escolas uma nova maneira de se aprender matemática. Por fim, espera-se como resultado a ampliação das possibilidades de inserção do ensino da matemática na pré-escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2955864 - CAROLINA NOZELLA GAMA
Interno(a) - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - ANA CAROLINA GALVÃO MARSIGLIA - UFES
Notícia cadastrada em: 01/08/2024 09:56
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