A ALIMENTAÇÃO E O SONO DOS ALUNOS DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO DESEMPENHO DE APRENDIZAGEM
Psicologia histórico-cultural. Aprendizagem. Professor. Biologia. Aluno. Fisio-cognitiva. Sono. Alimentação.
A aprendizagem é a garantia mais preciosa, entre as coisas que podem ser oferecidas pela escola E quando ela não se concretiza, é preciso repensar todas as fases e ações do processo de ensino. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, busco investigar quais as contribuições do professor de Biologia no desempenho de aprendizagem dos/as alunos de ensino em tempo integral, relacionando o desempenho escolar a dois fatores intervenientes: o sono e a alimentação. No início dessa dissertação eu, apresento as inquietações que me levaram a pesquisar esta temática, face a detecção de realidades que observei na rotina dos alunos, e que serviram de ignitores para a investigação. Seguindo as etapas, procedi com um estudo de caso envolvendo seis professores de Biologia de duas escolas públicas e 40 alunos da 1ª série do Ensino Médio. Complementando a pesquisa, fiz uma análise do livro didático de Biologia utilizado por eles. Portanto, o estudo tem três fontes de dados: o professor, o aluno e o livro didático, numa perspectiva de triangulação. Quanto aos instrumentos de coleta, foram utilizados questionários sobre hábitos alimentares e ciclos de sono e vigília dos alunos participantes e entrevistas semiestruturadas com professores. De posse dos dados, prossegui com a análise exploratória utilizando técnicas de análise de conteúdo e com apoio do software Atlas Ti. Em consonância com essas etapas, foi realizada a produção do Produto Educacional, para posterior aplicação. Enquanto objetivo geral de pesquisa, busquei descobrir quais as contribuições do professor de Biologia sobre a aprendizagem escolar no sentido de orientar os alunos a respeito do ciclo vigília/sono e sobre alimentação com vistas ao estabelecimento de práticas e rotinas ideais à aprendizagem escolar. Fundamentei teoricamente a pesquisa à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórica Crítica com foco nos processos e fenômenos inerentes à apropriação de conhecimento. Ao longo da construção teórica da pesquisa, apresento estudos sobre cronobiologia e sobre a relação da vigília e da alimentação enquanto intervenientes do desempenho cognitivo. Ao termo interveniente, aqui relacionado vigília e a condição nutricional, faço uma revisão de literatura do tipo mapeamento sistemático. Respondendo às indagações da pesquisa, as evidências mostram que os alunos mantêm hábitos diários que interferem na prontidão fisio-cognitiva do corpo para aprendizagem. Existem evidências de que as questões sobre sono e alimentação, na relação com a aprendizagem não são tratadas com a profundidade necessária por alguns professores, e, que no livro didático não há abordagem suficiente sobre vigília e má alimentação quanto aos efeitos do desempenho de aprendizagem. Diante deste cenário urge a necessidade de aprimoramento na condução pedagógica de professores a respeito dessas questões, e de mudança de hábito da parte dos alunos, mas também nas propostas curriculares. Como contribuição da pesquisa, espero que ela seja capaz de sensibilizar e orientar o professor para o desenvolvimento de práticas que priorizem, entre outras iniciativas, a detecção de aspectos do metabolismo corporal que interferem na aprendizagem e, neste passo, que implemente ações pedagógicas para fomentar o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis por parte dos alunos.