OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO
Desenvolvimento profissional; Tecnologias Digitais; Metodologias ativas; Ensino aprendizagem.
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as contribuições do uso metodológico dos Objetos Virtuais de Aprendizagem na Formação Continuada do professor de Matemática para o ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio, com professores da rede pública Estadual de Ensino pertencentes a 3ª Gerência Especial de Ensino, localizada em Palmeira dos Índios-AL. Como objetivos específicos, procurou-se investigar por meio de referenciais teóricos alicerces necessários para uma Formação Continuada interativa-reflexiva aos professores; investigar por meio de questionário se os Objetos Virtuais de Aprendizagem vêm sendo trabalhados em sala de aula com base nos referenciais teóricos; Promover uma Formação Continuada aos professores participantes. A pesquisa foi realizada com um grupo de quatro professores. Para coleta de dados, foram utilizados questionários de entrada e saída, observações diretas da pesquisadora registradas por áudio e vídeo durante a Formação Continuada. As respostas dos professores participantes ao questionário de saída foram analisadas por meio do método qualitativo da Análise Textual Discursiva (ATD), relacionando categorias e subcategorias emergentes. Dessa análise, emergiram três categorias: Compreensão dos conceitos de Matemática Financeira; Avaliação do curso de Formação Continuada; e os benefícios do ensino com Objetos Virtuais de Aprendizagem; e seis subcategorias: Fundamentos teóricos; Aplicação prática dos conceitos; Eficácia do método de ensino; A relevância para o desenvolvimento profissional; Aprendizagem ativa e Comparação com os métodos tradicionais. Os resultados da análise de dados indicaram que o curso foi bem proveitoso e que não apenas consolidou o entendimento da disciplina, mas também capacitou os professores participantes a adotarem novas práticas de ensino mais dinâmicas, eficazes e alinhadas com as necessidades atuais dos estudantes.