MODELAGEM MATEMÁTICA E PROJETOS NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: conhecimentos matemáticos aplicados na solução de problemas no Ensino Médio
Modelagem Matemática. Projetos de Iniciação Científica. Sistematização do saber matemático. Ensino Médio.
A Modelagem Matemática é considerada um método de ensino com investigação que contempla o desenvolvimento de um modelo que pode ser aplicado a qualquer área do conhecimento, e o ensino e seus métodos devem acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, tornando-se fundamental a expansão da Iniciação Científica na Educação Básica. Logo, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como a Modelagem Matemática pode contribuir no desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, propiciando a aplicação de conhecimentos matemáticos na Educação Básica a fim de favorecer a formação do pensamento por conceitos. Como objetivos específicos, pretendeu-se: compreender o desenvolvimento da atividade de estudo para a promoção do pensamento por conceitos no período da adolescência; relacionar a Modelagem Matemática e os conceitos matemáticos envolvidos no desenvolvimento do projeto com o ensino da Matemática para a formação humana em seus aspectos mais avançados; identificar os critérios que os estudantes utilizaram na escolha de um problema na comunidade; investigar as estratégias utilizadas pelos estudantes para solucionar o problema (protótipos, programação, pesquisas); analisar, nas soluções apresentadas, as representações das quais utilizam para os modelos matemáticos e o caminho percorrido para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. É uma pesquisa que perpassa pelas concepções da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica por considerarmos que é possível a orientação de um trabalho intencional, planejado e sistematizado para a formação humana com a aplicação dos saberes matemáticos apropriados com desdobramentos em outras áreas nos projetos de Iniciação Científica e esse trabalho tem abordagem qualitativa de natureza aplicada e, de acordo com os objetivos, é uma pesquisa descritiva. Para os procedimentos técnicos de análise, enquadra-se na pesquisa-formação com a categoria do pensar/ fazer multirreferencial e foi realizada com 12 estudantes das três turmas da primeira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Guiomar de Almeida Peixoto. A coleta de dados foi realizada mediante as narrativas dos praticantes registradas no diário de pesquisa/ formação construído em momentos de desenvolvimento do projeto considerando os meios de comunicação um-um, um-todos e todos-todos nos diversos dispositivos digitais, sendo o WhatsApp o mais utilizado; diálogos colaborativos e registros imagéticos também foram considerados, bem como as ideias, inquietações e os sentidos que emergiram. Além disso, para a construção do modelo matemático foram aplicados os conceitos matemáticos necessários e o programa GeoGebra para análise e validação do modelo por meio do gráfico da situação identificada nas entrevistas semiestruturadas. As outras etapas específicas da construção do projeto de Iniciação Científica, como o diário de bordo e o relatório foram apreciados para análise. Foi aplicado também um questionário semiestrutural no início da pesquisa e outro no final para comparação, o último questionário tinha perguntas discursivas a respeito da aprendizagem desenvolvida e da participação noprojeto. Constatou-se que os praticantes realizaram um trabalho que resultou na objetivação,porque destacou a relevância da consciência e da reflexão na execução das atividades que foram além da prática, pois envolveu valores éticos e simbólicos dos objetivos além de envolver a formação, a produção e transmissão do saber, pois puderam compreender a natureza sob o olhar dos elementos culturais produzidos. Como produto educacional, foi elaborado um manual didático para professores de Matemática com uma proposta de sequência didática para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica.