Laboratório de Práticas Experimentais: Implementação do componente curricular e uso do Laboratório de Ciências/Biologia
Novo Ensino Médio; Ensino de Biologia; Alfabetização Biológica.
Em tempos de mudanças curriculares, o Novo Ensino Médio retoma discussões que
foram deixadas em aberto desde o século XX, como, por exemplo, o ensino e a
aprendizagem dentro do Laboratório de Ciências. Em 2022, com a implementação do
componente curricular chamado de Laboratório de Práticas Experimentais na matriz
curricular do Ensino Médio de 9 horas na rede estadual de ensino de Alagoas, levantou-
se questionamentos sobre sua implementação e o espaço pedagógico utilizado. Em meio
a essa problemática, esse estudo guia-se a partir da seguinte questão de pesquisa: Como
o componente curricular Laboratório de Práticas Experimentais, sob o olhar do ensino
de Biologia, foi implementado em escolas de Ensino Médio de Tempo Integral situadas
no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada Antônio Gomes de Barros (CEAGB),
Maceió-AL? A partir disso, o estudo será guiado para responder o objetivo geral de
investigar como o componente curricular Laboratório de Práticas Experimentais, sob o
olhar do ensino de Biologia, foi implementado em escolas de Ensino Médio de Tempo
Integral situadas no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada Antônio Gomes de
Barros (CEAGB), Maceió-AL, bem como propor uma cartilha que apresente
possibilidades de práticas de Biologia para realização no Laboratório de Práticas
Experimentais. Inspirado nisso, por meio da pesquisa qualitativa, elege-se o estudo de
caso como abordagem de pesquisa, somada à entrevista, observação e aos documentos
como fontes de evidência do processo de implementação desse componente curricular
no CEAGB. Como resultado esperado, busca-se compreender a proposta pedagógica do
componente, bem como as práticas de Biologia desenvolvidas, sendo elas dentro ou não
do Laboratório de Ciências.