A NATUREZA DA BIOLOGIA: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE
Natureza da Biologia; Ensino de Biologia; Prática Docente; Educação Básica; Ensino Médio.
Em tempos de propagação desenfreada de desinformações, torna-se indispensável a promoção
de uma prática pedagógica do professor de Biologia que busca fomentar a Alfabetização
Biológica dos sujeitos para que estes estejam aptos a fazer escolhas que beneficiem não
somente a si próprio, como também à coletividade. Tendo isso em vista, a prática pedagógica
de professores de Biologia pode ser um instrumento por meio do qual poderemos alfabetizar
biologicamente tais indivíduos, mas para a materialização desse processo é indispensável que
os docentes estejam instrumentalizados teórica e metodologicamente com as especificidades
da Ciência de referência, as Ciências Biológicas. Diante disso, é cada vez mais importante
uma prática docente alinhada com a Natureza da Biologia e com as demandas da sociedade.
Nessa perspectiva, a inserção da Natureza da Biologia na prática dos professores desse
componente curricular poderá potencializar o desenvolvimento de habilidades que favoreçam
o posicionamento crítico dos estudantes frente às demandas inerentes às sociedades
contemporâneas. Este trabalho tem como objetivo geral investigar de que maneira a Natureza
da Biologia é considerada na prática docente. Para alcançar tal intento a proposição
metodológica está classificada como uma pesquisa de natureza aplicada cuja abordagem é
Estudo de Caso (Yin, 2015). Optamos pelas técnicas de Observação Direta e Entrevista
Semiestrutura para a obtenção dos dados que foram analisados por meio da Análise de
Conteúdo de Bardin (2016). Somado a isso e pensando na inserção da Natureza da Biologia
na prática docente, produzimos um Recurso Educacional contendo uma chave dicotômica
para identificação de vertebrados ápodos terrestres. Por fim, espera-se como resultado a
ampliação das possibilidades de inserção da Natureza da Biologia na prática docente de
professores de Biologia.