Banca de DEFESA: MARCELO FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELO FRANCISCO DA SILVA
DATA : 12/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: CEDU
TÍTULO:

A ALIMENTAÇÃO E O SONO DOS ALUNOS DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO DESEMPENHO DE APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia histórico-cultural. Aprendizagem. Professor. Biologia. Aluno. Fisio-cognitiva. Sono. Alimentação.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

A aprendizagem é a garantia mais preciosa, entre as coisas que podem ser oferecidas pela escola E quando ela não se concretiza, é preciso repensar todas as fases e ações do processo de ensino. Nesta pesquisa, de caráter qualitativo, busca-se investigar quais as contribuições do professor de Biologia no desempenho de aprendizagem dos/as alunos de Ensino Médio em Tempo Integral, no tocante à orientação sobre bons hábitos alimentares e tempo de sono. No início dessa dissertação são apresentadas as inquietações que levaram a pesquisar esta temática, face a detecção de realidades que se observou na rotina dos alunos, e que serviram de ignitores para a investigação. Seguindo as etapas, procedeu-se com um trabalho de campo envolvendo 06 professores de Biologia de duas escolas públicas e 93 alunos da 1ª série. Complementando a pesquisa, foi realizado uma análise do livro didático de Biologia utilizado por eles. Portanto, o estudo tem três fontes de dados: o professor, o aluno e o livro didático, numa perspectiva de triangulação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários sobre hábitos alimentares e ciclos de sono e vigília dos alunos participantes e entrevistas semiestruturadas com professores. De posse dos dados, prossegue-se com a análise exploratória utilizando técnicas de análise de conteúdo e com apoio do software Atlas Ti. Em consonância com essas etapas, foram realizadas a produção e a aplicação do Produto Educacional. Enquanto objetivo geral de pesquisa, busca-se descobrir quais as contribuições do professor de Biologia sobre a aprendizagem escolar no sentido de orientar os alunos a respeito do ciclo vigília/sono e sobre alimentação com vistas ao estabelecimento de práticas e rotinas que favoreçam à aprendizagem escolar. Fundamentou-se teoricamente a pesquisa à luz da Psicologia Histórico- Cultural e da Pedagogia Histórica Crítica com foco nos processos e fenômenos inerentes à apropriação de conhecimento. Ao longo da construção teórica da pesquisa, apresenta-se estudos sobre cronobiologia e sobre a relação da vigília e da alimentação enquanto intervenientes do desempenho cognitivo. Ao termo interveniente, aqui relacionado à vigília e a condição nutricional, apresenta-se uma revisão de literatura do tipo mapeamento sistemático. Respondendo às indagações da pesquisa, as evidências mostram que os estudantes mantêm hábitos diários que interferem na condição fisio-cognitiva do corpo para aprendizagem, especialmente com relação ao tempo de sono, mas sem comprovação sobre o efeito do hábito alimentar. Existem evidências de que as questões sobre sono e alimentação, na relação com a aprendizagem não são tratadas com a profundidade necessária pela escola. Diante deste cenário urge a necessidade de mudança na percepção de professores e alunos e nas propostas curriculares. Como contribuição da pesquisa, espera-se que ela seja capaz de sensibilizar e orientar o professor para o desenvolvimento de uma concepção docente que priorize, entre outras variáveis, a detecção de aspectos do metabolismo corporal que interferem na aprendizagem e, neste passo, que implemente ações pedagógicas para fomentar o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis por parte dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121197 - HILDA HELENA SOVIERZOSKI
Interno(a) - ***.012.404-** - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - HÉLIO DA SILVA MESSEDER NETO - UFBA
Notícia cadastrada em: 20/11/2024 20:59
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