O DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFAL
Gênero, Sexualidade, Ensino, Projeto Pedagógico, Biologia.
Na sociedade atual gênero e sexualidade são temas polêmicos quando abordados em sala de aula. Falar sobre o corpo, as diversas orientações sexuais, identidades de gênero no ensino de ciências é um grande desafio. No Brasil, os Paramentos Curriculares Nacionais de 1998 (PCNs) apontam os temas transversais como uma alternativa de abordagem sobre o tema. Entretanto, há uma carência desses no currículo de formação inicial e continuada em diversos cursos, entre eles as licenciaturas em Ciências Biológicas. Neste sentido emergiu a seguinte questão norteadora desta pesquisa: Quais os impactos dos resultados das pesquisas em ensino de ciências da natureza, que investigam sobre gênero e sexualidade, nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Biologia da UFAL? O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a presença/ausência dos resultados das pesquisas em ensino de ciências, que enfocam as temáticas de gênero e sexualidade, no currículo dos cursos de formação docente em Biologia. De modo específico se objetivou Refletir sobre as repercussões das pesquisas científicas nas políticas de corpo, gênero e sexualidade ao longo da história; Identificar o estado das pesquisas sobre sexualidade no campo das investigações em ensino de ciências; Analisar a presença/ausência dos resultados das pesquisas em ensino de ciências, que enfocam as temáticas de gênero e sexualidade, nos projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores/as de biologia da UFAL. A metodologia consiste em um estudo qualitativo, no primeiro momento bibliográfico com uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre gênero e sexualidade no ensino de ciências. Posteriormente documental onde analisou-se do Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Ufal. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2015) para a organização e interpretação dos dados obtidos. Enquanto resultados o estudo demonstrou que as pesquisas desenvolvidas sobre gênero e sexualidade no ensino de ciências ao longo dos últimos 11 anos refletem de forma significativa um desinteresse progressivo, no universo de 37 periódicos e mais de 15 mil artigos apenas 134 pesquisas foram encontradas. Sobre os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em ciências biológicas de UFAL percebeu-se poucas são as iniciativas que abordem de forma efetiva esses temas gênero e sexualidade nos cursos presenciais. Que não há oferta desses cursos de forma EAD o que tornaria mais abrangente, despertando assim a necessidade de uma reformulação curricular para uma formação inicial mais inclusiva.