PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FRAÇÃO
Ensino de Matemática; Histórias em quadrinhos; Prática pedagógica; Fração.
A pedagogia histórico-crítica, conforme proposta por Dermeval Saviani (2011), busca promover uma educação que leve em consideração o contexto histórico-social dos alunos, visando não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de uma consciência crítica e emancipadora. A escolha do tema “PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FRAÇÃO” se deu pela dificuldade da autora em ministrar esse conteúdo nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. O problema da pesquisa é: Como a produção de Histórias em Quadrinhos pode contribuir para o ensino de fração em uma turma de 6º ano do ensino fundamental? Tendo como objetivo geral analisar como a produção de Histórias em Quadrinhos pode contribuir para o ensino de fração em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Para isso, definimos os objetivos específicos como sendo: Identificar as potencialidades da produção das Histórias em Quadrinhos para o ensino de frações à luz da Pedagogia Histórico-Crítica; Compreender como os alunos do 6º ano dos anos finais produzem suas Histórias em Quadrinhos acerca do conteúdo de fração para o processo de aprendizagem com base no estudo histórico-cultural de Vygotsky; Propor um planejamento das aulas sobre o ensino de fração com o apoio das Histórias em Quadrinhos. O público alvo são 30 estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. A natureza da pesquisa é qualitativa e a abordagem é observação participante. O lócus da pesquisa é uma Escola Estadual situada no bairro do Vergel na cidade de Maceió em Alagoas. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários e diários de campo e o método de análise das Histórias em Quadrinhos é a zona proximal de desenvolvimento.