A NATUREZA DA BIOLOGIA: UM OLHAR PARA A PRÁTICA DOCENTE
Natureza da Biologia; Alfabetização Biológica; Prática Docente; Educação
Básica; Ensino Médio.
Em tempos de propagação desenfreada de desinformações, torna-se indispensável a promoção
de uma prática pedagógica do professor de Biologia que busca fomentar a Alfabetização
Biológica dos sujeitos para que estes estejam aptos a fazer escolhas que beneficiem não
somente a si próprio, como também à coletividade. Tendo isso em vista, este trabalho teve
como objetivo geral investigar de que maneira a Natureza da Biologia é considerada na
prática do professor dessa disciplina escolar. Para alcançar tal intento a proposição
metodológica está classificada como uma pesquisa de natureza aplicada cuja abordagem é
Estudo de Caso (Yin, 2015). Optamos pelas técnicas de Observação Direta e Entrevista
Semiestrutura para a obtenção dos dados que foram analisados por meio da Análise de
Conteúdo de Bardin (2016). Participaram dessa pesquisa três professores de Biologia atuantes
no Ensino Médio de escolas públicas. Após a análise das Entrevistas emergiram as categorias
denominadas Percepções gerais de professores de Biologia sobre a Natureza dessa Ciência e
Atravessamentos na prática docente do professor de Biologia: desafios, limitações e
possibilidades ao lidar com as especificidades dessa Ciência. De modo geral, constatou-se que
os sujeitos partícipes dessa pesquisa possuem concepções limitadas sobre a Natureza da
Biologia, aspecto que interfere diretamente na sua prática pedagógica e compromete a
Alfabetização Biológica dos discentes. Por fim, pensando na inserção da Natureza da Biologia
na prática docente, produzimos um Recurso Educacional contendo uma chave dicotômica
para identificação de vertebrados ápodos terrestres.