Banca de QUALIFICAÇÃO: ANIELLY ILDEFONSO SANTOS LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANIELLY ILDEFONSO SANTOS LOPES
DATA : 26/05/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Cedu
TÍTULO:

ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Robótica Educacional. Geometria Espacial. Ensino de Matemática. Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 169
RESUMO:

O atual estudo aborda as relações entre a Robótica Educacional e suas possibilidades ao representar diversos aspectos da tecnologia e contribuir para o desenvolvimento de competências gerais preconizadas pela BNCC, para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, particularmente a Geometria. Tem como questão norteadora: de que modo a Robótica Educacional, compreendida como espaço para mediação da aprendizagem, pode ser trabalhada na prática pedagógica no Ensino de Geometria para os alunos do 9º do Ensino Fundamental?  Tem como objetivo geral analisar de que modo a Robótica Educacional, compreendida como espaço para mediação da aprendizagem, pode ser trabalhada na prática pedagógica no Ensino de Geometria para os alunos do 9º do Ensino Fundamental, e como objetivos específicos: Discutir acerca da Robótica Educacional no contexto das aulas de Geometria e suas evidências; Refletir sobre as contribuições das oficinas desenvolvidas com a aplicação da Robótica Educacional no Ensino de Geometria para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; Propor um conjunto de sequências didáticas, organizadas sob a forma de um manual para a produção de uma maquete, articulando a prática docente ao Ensino de Geometria nos anos 9º do Ensino Fundamental. A metodologia escolhida teve natureza qualitativa, optando-se pela modalidade pesquisa-intervenção. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professora Evanda Carneiro de Vasconcelos, integrante da Rede Municipal de Ensino do município de Rio Largo/AL, localizada em região urbana e envolveu 18 alunos de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental no turno vespertino. Por meio da aplicação de oficinas para o ensino de Geometria, esta pesquisa buscou identificar diversos atributos desejáveis da Robótica Educacional no processo de ensino e aprendizagem na atualidade. A interpretação dos dados se deu por meio de uma Análise Textual Discursiva(ATD), sendo constatado como uma forma atrativa e alternativa à abordagem tradicional e que, além de facilitar o aprendizado, contribui ainda para o desenvolvimento do aluno em múltiplos aspectos. Constataram-se vantagens na utilização de um ambiente multidisciplinar para o emprego da Robótica Educacional, no caso a motivação adicional advinda da construção de uma maquete de uma cidade futurista. Neste contexto, estudiosos listam diversos atributos observados nestes ambientes de aprendizagem, propícios ao desenvolvimento de competências e habilidades, como a interdisciplinaridade, trabalho em equipe, raciocínio lógico e entre outras; mas, sobretudo colocando o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1835901 - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Interno(a) - ***.012.404-** - GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS - IFAL
Externo(a) à Instituição - LIAMARA SCORTEGAGNA - UFJF
Notícia cadastrada em: 06/05/2025 11:32
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 01/06/2025 15:51