TEOREMA DE TALES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM ALUNOS DO 9° DO ENSINO FUNDAMENTAL.
História da Matemática; Atividades experimentais; Resolução de Problemas; Aprendizagem Significativa.
O cenário atual da Educação Matemática apresenta desafios que precisam ser superados para que uma aprendizagem significativa seja alcançada. Perante essa realidade, destacamos a carência de bases conceituais, metodologias desconectadas de contextos reais e a insuficiência de recursos de infraestrutura, como alguns dos fatores que ceifam as possibilidades tanto para o ensino como para a aprendizagem durante o desenvolvimento do trabalho do profissional docente. Em contrapartida, como alternativa para contornar tais dificuldades, propomos uma abordagem que articula três pilares teóricos fundamentais: (1) a História da Matemática como ferramenta epistemológica (D'Ambrósio, 2009), que contextualiza os conceitos matemáticos; (2) a Metodologia da Resolução de Problemas (Polya, 1978), que estimula o pensamento ativo; e (3) a Aprendizagem Significativa Crítica (Moreira, 2006), que valoriza as conexões entre conhecimento prévio e novo saber. Este estudo tem como objetivo investigar os impactos da oficina "A Matemática de Tales: uma proposta de atividade experimental milenar da História da Matemática para o Ensino Fundamental" na aprendizagem do Teorema de Tales e semelhança de triângulos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, realizada com 17 alunos do 9° ano de uma escola pública, organizados em 4 grupos. A metodologia combina atividades experimentais baseadas em problemas históricos com as técnicas de observação participante, análise de produções escritas e entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, esperamos uma melhoria significativa da aprendizagem e da compreensão dos conceitos matemáticos, um maior engajamento e motivação dos alunos, e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico durante a resolução de problemas. Como conclusão, pretendemos afirmar que a abordagem histórica integrada a experimental não apenas facilita a aprendizagem, mas também torna a matemática mais acessível e relevante para os discentes, oferecendo uma alternativa inovadora às metodologias tradicionais.