Banca de QUALIFICAÇÃO: NYRON FERNANDO SILVA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NYRON FERNANDO SILVA DA COSTA
DATA : 18/09/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 5 do Centro de Educação
TÍTULO:

TEOREMA DE TALES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E EXPERIMENTAL DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM ALUNOS DO 9° DO ENSINO FUNDAMENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

História da Matemática; Atividades experimentais; Resolução de Problemas; Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O cenário atual da Educação Matemática apresenta desafios que precisam ser superados para que uma aprendizagem significativa seja alcançada. Perante essa realidade, destacamos a carência de bases conceituais, metodologias desconectadas de contextos reais e a insuficiência de recursos de infraestrutura, como alguns dos fatores que ceifam as possibilidades tanto para o ensino como para a aprendizagem durante o desenvolvimento do trabalho do profissional docente. Em contrapartida, como alternativa para contornar tais dificuldades, propomos uma abordagem que articula três pilares teóricos fundamentais: (1) a História da Matemática como ferramenta epistemológica (D'Ambrósio, 2009), que contextualiza os conceitos matemáticos; (2) a Metodologia da Resolução de Problemas (Polya, 1978), que estimula o pensamento ativo; e (3) a Aprendizagem Significativa Crítica (Moreira, 2006), que valoriza as conexões entre conhecimento prévio e novo saber. Este estudo tem como objetivo investigar os impactos da oficina "A Matemática de Tales: uma proposta de atividade experimental milenar da História da Matemática para o Ensino Fundamental" na aprendizagem do Teorema de Tales e semelhança de triângulos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, realizada com 17 alunos do 9° ano de uma escola pública, organizados em 4 grupos. A metodologia combina atividades experimentais baseadas em problemas históricos com as técnicas de observação participante, análise de produções escritas e entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, esperamos uma melhoria significativa da aprendizagem e da compreensão dos conceitos matemáticos, um maior engajamento e motivação dos alunos, e o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico durante a resolução de problemas. Como conclusão, pretendemos afirmar que a abordagem histórica integrada a experimental não apenas facilita a aprendizagem, mas também torna a matemática mais acessível e relevante para os discentes, oferecendo uma alternativa inovadora às metodologias tradicionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1181065 - AMAURI DA SILVA BARROS
Interno(a) - 2776343 - VIVIANE DE OLIVEIRA SANTOS
Externo(a) à Instituição - ROGER PERES DE MOURA - UFPI
Notícia cadastrada em: 18/09/2025 10:11
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